Maio tem diversidade de eventos e grande envolvimento da população na Câmara

por Divisão de Comunicação* — publicado 12/06/2023 14h23, última modificação 12/06/2023 14h23
Os eventos em alusão à Semana Municipal da Literatura, as Audiências Públicas e a entrega de diplomas de Consagração Pública marcaram o mês

Diversos eventos que proporcionaram maior envolvimento da população marcaram o mês de maio na Câmara de Ponte Nova. Ocorreram atividades de promoção à cultura, espaços de discussão sobre segurança e saúde pública, além de solenidade para homenagear pessoas e instituições que contribuem com o desenvolvimento do município.

Como parte da Semana Municipal da Literatura, que neste ano ocorreu entre 30 de abril e 6 de maio, o legislativo pontenovense, juntamente com a Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova, promoveu a exposição Recortes da História da Literatura em Ponte Nova e uma palestra com o escritor e historiador, Luciano Sheikk.

Durante 10 dias, a exposição ficou aberta ao público, no Espaço Multiuso José Silva. A atração trouxe trechos de publicações raras e históricas que evidenciam preciosidades, curiosidades e fatos pitorescos e marcantes da produção literária do município, seus literatos e obras.

Na palestra, Sheikk apresentou um rico conteúdo sobre o histórico da literatura de Ponte Nova e citou sobre o processo de pesquisa do acervo, a história da publicação de jornais e o papel das escolas na difusão literária. O público pôde interagir com o palestrante, tirar dúvidas, fazer comentários e observações.

Audiências Públicas

Para fortalecer a participação popular na discussão de temas que permeiam os munícipes, a Câmara realizou em maio duas Audiências Públicas para debater a segurança nas escolas e a saúde pública.

Um amplo debate sobre a segurança nas escolas reuniu vereadores, representantes de órgãos ligados à educação e à segurança, comunidade escolar e população, durante mais de duas horas. No encontro, foi evidenciado que a temática demanda ações multidisciplinares e envolve todos os atores sociais.

Com a ausência de representantes do governo do Estado e de um dos hospitais de Ponte Nova, os serviços de saúde pública foram pauta da Audiência Pública sobre “planejamento e organização da saúde municipal”. A necessidade de fortalecer a atenção básica em saúde foi defendida por vereadores, população, prestadores de serviço e pela Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, também ocorreu a entrega de diplomas de Consagração Pública 2023, quando diversos convidados encheram o Plenário João Mayrink para prestigiar os homenageados.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre foi utilizada duas vezes em maio. A cidadã Amara Amélia Pires do Nascimento cobrou esclarecimentos e melhorias quanto ao serviço de transporte público, e a psicóloga materno-infantil e neuropsicóloga, Izabela Baião, falou sobre cuidados com a saúde mental materna.

Produção Legislativa

Durante 24 reuniões, somadas as Plenárias e as de Comissões, os parlamentares aprovaram 11 Projetos de Lei: instituição do Cordão de Girassol para identificação de pessoas com “deficiências ocultas”, oferta de acessibilidade auditiva em instituições de saúde, regulamentação do adicional noturno para os conselheiros tutelares, regras para o fracionamento de glebas, contratação temporária para o Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento e para Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, repasse de verbas para a reforma do prédio da Polícia Civil e para execução do projeto luminotécnico da Igreja Matriz de São Sebastião, definição do Dia Municipal do Ferroviário, reestruturação do Conselho Municipal de Saúde e a prorrogação do prazo para execução do Programa Combate à Dengue "Desentulha".

Em maio, 22 Requerimentos de informações foram encaminhados ao Executivo com os seguintes temas: saúde, educação, infraestrutura, trânsito, serviços prestados pelo Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi), orçamento municipal, segurança pública, condições de trabalho dos servidores municipais e esportes.

Gincana

A Câmara lançou o edital da Gincana Sua Casa, Nossa Câmara!. Neste ano, além das escolas e de estudantes do ensino infantil ao ensino médio, o projeto também terá premiação aos profissionais das instituições de ensino. Ao todo, serão destinados aproximadamente R$ 80 mil em prêmios.

A gincana foi instituída em 2022, em alusão aos 160 anos da Câmara, e tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do município uma experiência mais próxima do Poder Legislativo.

Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis no site da Câmara.

Vice-governador na Câmara

Em maio, o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), visitou a Câmara. Os parlamentares apresentaram demandas de interesse público de Ponte Nova e região, como questões relacionadas à saúde, à infraestrutura, à segurança pública, à educação, à compensação da Fundação Renova ao município e à assistência social.

Novo servidor

O engenheiro civil, Leonardo de Araújo Silva, foi nomeado para exercer a função pública de Agente Administrativo Especialidade Engenharia, na Câmara Municipal de Ponte Nova. Ele foi aprovado no Processo Seletivo Simplificado. Além de dar suporte às comissões da Câmara, Leonardo já recebeu, também, a incumbência de elaborar projeto de melhorias no entorno da sede da Câmara, com foco na ampliação e instalação de melhorias na praça da Democracia.