História da literatura pontenovense é destaque em eventos na Câmara

por Divisão de Comunicação — publicado 05/05/2023 18h31, última modificação 05/05/2023 18h31
A Semana Municipal da Literatura Brasileira foi celebrada pela Câmara em parceria com a Alepon com uma programação que valorizou a produção literária local

Com uma exposição, que permanece aberta para visitação até o dia 12 de maio, e uma palestra, a Câmara de Ponte Nova, por meio da Biblioteca Maria de Abreu, em parceria com a Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (Alepon), celebrou a Semana Municipal da Literatura Brasileira, que neste ano ocorre entre 30 de abril e 6 de maio. O evento Encontros Literários explorou a história da literatura local.

Nessa terça-feira (2), a exposição Recortes da História da Literatura em Ponte Nova foi aberta ao público. A atração traz trechos de publicações raras e históricas que evidenciam preciosidades, curiosidades e fatos pitorescos e marcantes da produção literária do município, seus literatos e obras. O conteúdo exposto é fruto de pesquisa e curadoria do escritor e historiador, Luciano Sheikk, membro da Alepon.

Instalada no Espaço Multiuso José Silva, a abertura da atração reuniu vereadores, população, membros da Alepon, organizadores e agentes da cultura local. O ex-presidente da Alepon, Gilson José de Oliveira, falou em nome da academia e enalteceu o papel da Alepon para a cultura local e felicitou a Câmara pela iniciativa.

A acadêmica da Alepon, Ester Magalhães, declamou o poema Operário em Construção, de Vinícius de Moraes. O assessor da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Comunicação (SEMCTC), Marcelo Carvalho, também pronunciou.

Sheikk explanou sobre a pesquisa e destacou a riqueza do material trabalhado nas últimas décadas, além do desafio para selecionar as peças expostas diante do volume de informações existentes sobre a literatura pontenovense.

A realização do evento Encontros Literários contou com o apoio da Os3 Comunicação.

O vídeo da abertura da exposição está disponível no canal da Câmara no YouTube.

Palestra

Na quarta-feira (3), Sheikk ministrou a palestra História da Literatura em Ponte Nova, no Plenário João Mayrink. O evento foi transmitido ao vivo na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Durante a palestra, Sheikk apresentou um rico conteúdo sobre o histórico da literatura de Ponte Nova. Ele citou sobre o processo de pesquisa do acervo, a história da publicação de jornais e o papel das escolas na difusão literária.

O palestrante também destacou sobre a contribuição de literatas locais de destaque, como Sebastião Sette, Mário Behring, Caio de Freitas, Milton Campos, Paulo Amora, Pedro Maciel Vidigal, José Schiavo, José Maria Mayrink, Arnold Sousa, Gabriel José Bicalho, Gonçalves da Costa, Mauro Ribeiro, Lindolfo Lino, José Monteiro e Arlindo Penna.

Houve também abordagem sobre as mulheres na literatura em Ponte Nova, como Deolinda Cardoso, Georgeta Sette Câmara, Helena Schiavo, Dea de Almeida, Lindalva Fonseca e Laene Teixeira Mucci.

O público pôde interagir com o palestrante com dúvidas, comentários e observações.

Semana Municipal da Literatura Brasileira

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento intelectual e cultural da comunidade, dando ênfase ao hábito da leitura em suas diferentes manifestações, a Semana Municipal da Literatura Brasileira foi instituída no calendário oficial de eventos de Ponte Nova, em 2020, por meio da Lei nº 4.432/2020, após aprovação na Câmara do Projeto de Lei (PL) do Legislativo nº 23/2020, de autoria da vereadora Aninha de Fizica (PSB).

A Lei instituiu que a Semana seja comemorada na semana em que estiver abrangido o dia 1º de maio, Dia Nacional da Literatura Brasileira, data em que se comemora o nascimento do escritor José de Alencar.

Luciano Sheikk

Luciano Esteves Mendes (Luciano Sheikk) é formado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde fez especialização em Gestão Estratégica. Cursou pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro efetivo da Alepon, ocupando a Cadeira nº 05, Seção poesia, que tem Mário Quintana como Patrono.

É autor dos livros (já publicados): Coisas da Janela, Procuro-me, Inversos, Jovens para Sempre, Sossego: O Rato que Queria ser Morcego, O Pardal e o Chapinha, A História da Literatura em Ponte Nova, Eternidade ao Instante, Pesquisa da História da Literatura 2, O Poeta, O Tradutor e o Crítico, Memória e Patrimônio, Um Recorte Histórico de Ponte Nova e Camafeu Rústico de Deolinda Cardoso. Seus livros variam entre poesia, romances e fábulas, além de documentários com pesquisas históricas e iconográficas.