Biblioteca Maria de Abreu

por adm publicado 28/04/2023 17h40, última modificação 16/11/2023 15h13

Sobre a biblioteca

A Biblioteca Maria de Abreu é uma biblioteca legislativa, ou seja, disponibiliza títulos literários, biografias e documentários com informações sócio-históricas do município e tem o objetivo de fornecer publicações temáticas sobre Direito e Poder Legislativo, voltadas para servidores, vereadores e pesquisadores e demais interessados.

O setor é subordinado à Divisão Administrativa.

Para mais detalhes, acesse o Regimento Interno da Biblioteca.

Funcionamento e contatos

Instalada ao lado do Centro de Memória, na sede da Câmara Municipal de Ponte Nova, a biblioteca funciona de segunda a sexta, das 12h às 18 horas.

Telefone: (31) 3819-3250 | E-mail: biblioteca@pontenova.mg.leg.br

Empréstimos

O empréstimo de livros poderá ser feito a qualquer cidadão que tenha cadastrado seus dados na Biblioteca Maria de Abreu. Para realizá-lo, basta ir à Câmara portando um comprovante de residência em seu nome e documento de identidade com foto.

O leitor terá direito ao empréstimo de 2 (duas) obras por vez, pelo prazo de 15 (quinze) dias, podendo ser renovado.

História

A Biblioteca Maria de Abreu surgiu a partir da doação do acervo particular do médico e historiador Dr. Jarbas Sertório de Carvalho, feito por sua família. O setor foi criado pela Resolução nº 5/1993 e inaugurado em 11 de agosto de 2005, sobre a presidência do vereador Wagner Mol Guimarães.

Em 1994, por meio da Resolução n º13, a Biblioteca recebeu o nome Maria de Abreu, como forma de homenagear uma ilustre professora que dedicou sua vida ao magistério no município.

Entre 2019 e 2022, a biblioteca passou por amplo processo de reestruturação do acervo, estrutura e finalidade. Atualmente, conta com moderno mobiliário para dispor o conteúdo em um ambiente climatizado e iluminado adequadamente. Além da variedade de obras e espaço especial para leitura e pesquisa, a ideia é incentivar o hábito de leitura, que além de proporcionar aprendizado pode ser prazeroso.

Maria de Abreu

Maria José Furtado de Abreu (1920 – 1986) nasceu em São João Nepomuceno (MG). Quando jovem, estudou na Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora, onde depois lecionou. Exerceu o magistério também nas cidades de Rio Casca, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e São Paulo. Durante 40 anos trabalhou na preparação dos alunos para o exame de admissão para o ginasial. Neste período, fundou a escola particular Divino Espírito Santo, que se tornou famosa e respeitada em toda a região.

Acervo

Composto por obras de temáticas relacionadas ao Direito e ao Poder Legislativo, o acervo também dá destaque aos autores locais e a obras sobre o município e a região.

A Coleção Ponte Nova reúne publicações sobre a história do município e obras de autores locais. Ela é dividida entre “Nossos Autores”, onde se encontram obras de poesias, histórias e contos de autores locais e do Vale do Piranga, e “Nossa História”, que reúne obras sobre a história da cidade e seu entorno.

Há também a Coleção Obras de Referência, composta por dicionários e enciclopédias, e Raridades, constituída por obras do final do século XIX e início do século XX. A obra mais antiga da Coleção Raridades é datada de 1862 com o título “História do Brazil” e possui a mesma idade que a Câmara Municipal.

registrado em: