Saúde mental materna é abordada por psicóloga na Tribuna Livre

por Divisão de Comunicação* — publicado 26/05/2023 17h49, última modificação 26/05/2023 17h49
A palestra “Cuidando de quem cuida de todo mundo: saúde mental materna importa” ocorreu em alusão à campanha Maio Furta-Cor, que objetiva conscientizar a população e propor reflexões sobre o assunto
Saúde mental materna é abordada por psicóloga na Tribuna Livre

Izabela Baião durante participação na Tribuna Livre

A Tribuna Livre foi utilizada na Reunião Plenária do dia 18 de maio pela psicóloga materno-infantil e neuropsicóloga, Izabela Baião. Ela abordou sobre o tema “Cuidando de quem cuida de todo mundo: saúde mental materna importa”, em alusão à campanha Maio Furta-Cor, que objetiva conscientizar a população sobre a saúde mental materna.

Izabela esclareceu que o papel materno na sociedade é romantizado, o que acarreta na sobrecarga das mães. “Somos potência. Porém estamos adoecendo. Por muitos anos o tema maternidade foi romantizado, o que parece ser muito bonito, mas ao mesmo tempo calou as mulheres, as mães, onde elas não tinham espaço para queixas. Elas não podiam se queixar porque é incompatível com a maternidade. Vai se queixar de algo tão pleno, tão bonito? Não dá, não cabe”, explica a psicóloga.

A sobrecarga e a necessidade de mães serem multifacetadas foi reforçada pela psicóloga. “Nós somos rio. Nós estamos nos modificando a todo instante. A maternidade é algo transformador, mas nós estamos em movimento. O tempo não para para que a gente aprenda a ser mãe”.

O silenciamento dos sentimentos maternos por parte da sociedade também foi explicado por ela. “Junto da maternidade também chegam outros sentimentos, que até então eram calados, banalizados, ainda existem estigmas sobre eles: solidão, dúvidas, insegurança, tristeza”.

A importância de uma rede de apoio, tanto para a criança, quanto para a mãe, foi pontuada por ela. “As mulheres muitas vezes perdem emprego porque não têm com quem deixar os filhos ou porque são dúvidas sobre a potência daquela mulher, sobre o que que aquela mulher pode entregar após a maternidade”.

Os parlamentares agradeceram a participação da psicóloga, esclareceram dúvidas e fizeram pontuações sobre o tema.

Além disso, a vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) esclareceu que a Lei Municipal 4.683/2023, de sua autoria, que institui o mês “Maio Furta-Cor” no âmbito do município, contribuirá para o assunto.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 18 de maio está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.