Centro de Orientação ao Cidadão e Procuradoria da Mulher são inaugurados pela Câmara
A Câmara de Ponte Nova inaugurou, na noite da última quinta-feira (11), o Centro de Orientação ao Cidadão (COC) e a Procuradoria da Mulher. Os dois novos serviços têm, entre os objetivos, informar às pessoas sobre os serviços públicos e os meios de acesso a benefícios sociais e programas, além de prestar atendimento especial relacionado às demandas do público feminino. Veja as imagens a seguir.
A cerimônia teve início no Plenário João Mayrink e reuniu vereadores, representantes de entidades públicas e da sociedade civil, além de familiares das duas mulheres que dão nome aos novos setores: Nilda Guimarães Leite e Terezinha Silva Malta Moreira.
“Não é apenas um dia de inauguração, mas um dia de celebração do nosso compromisso inabalável com a sociedade ponte-novense. [...] O papel da Câmara vai muito além dos debates em plenário. Precisamos estar mais próximos das pessoas. [...] Hoje, concretizamos esse ideal”, disse o presidente da Câmara, Wellington Neim (PP).
A coordenadora-geral do COC, Milene Silva Miranda, ressaltou que o setor vai instruir o cidadão de forma atenciosa. “Aqui, cada munícipe encontrará acolhimento, informação e apoio para exercer de forma plena sua cidadania. Queremos que este espaço seja uma porta sempre aberta para ouvir, orientar e encontrar soluções para as demandas da comunidade. Já a Procuradoria da Mulher [...] representa um passo firme em direção à defesa dos direitos da dignidade e da segurança das mulheres de Ponte Nova”, disse.
COC Vereadora Nilda Guimarães Leite
O COC recebeu o nome da primeira mulher eleita vereadora de Ponte Nova, em 1992: Nilda Guimarães Leite.
Durante a cerimônia, Emerson Guimarães Leite, filho de Nilda Leite, comentou a respeito da história da sua mãe na política municipal. “É uma honra muito grande estar aqui representando a minha mãe. Eu brinco, que ela foi empurrada para a política. Foi presidente de bairro durante três mandatos e, à época, Antônio Bartolomeu a chamou e pediu que viesse como candidata a vereadora pelo o que ela fazia pela comunidade Santo Antônio e por Ponte Nova. [...] Fazia com gosto e com carinho pelo povo de Ponte Nova. [...] Ela teve 494 votos. [...] Depois de cento e tantos anos, foi a primeira mulher que foi vereadora. [...] Muito obrigado a todos!”.
Procuradoria da Mulher Terezinha Silva Malta Moreira
Já a Procuradoria da Mulher foi denominada de Terezinha Silva Malta Moreira, que deixou um legado de defesa das causas das mulheres e promoção dos direitos.
Ao discursar durante a cerimônia, uma das netas de Terezinha, Ana Bárbara Silva Moreira, lembrou da história de vida da avó. “Uma mulher cuja trajetória se fez símbolo de resistência, sabedoria e amor à educação e compromisso inabalável com a justiça social. [...] Terezinha foi também mulher de luta, articuladora política, ativista incansável, defensora dos direitos humanos e da cidadania plena. [...] Ao dar o seu nome à Procuradoria da Mulher, não apenas reconhecemos a sua história, como reafirmamos a importância da presença feminina na política, na educação, na cultura e na vida pública”.
Considerações
“O COC é uma luz no fim do túnel, [...] agora temos uma pessoa para encaminharmos. Eles vêm até aqui, falam com a Milene, ela encaminha a pessoa, auxilia a pessoa e passa para nós o que foi feito. Então, conseguimos acompanhar o que está acontecendo. E a Procuradoria da Mulher dá voz às pessoas que ficam caladas, que sofrem algum tipo de abuso, principalmente no local de trabalho. [...] Agora é a hora de quebrar o silêncio. Espero que todas as mulheres façam bom uso”, ressaltou a vereadora Fernanda Bitenco (Agir).
“A Procuradoria da Mulher é mais um braço, mais um equipamento público em defesa das mulheres”, destacou o vereador Wagner Gomides (PV).
“Parabenizo a Mesa Diretora pela brilhante ideia de homenagear duas pessoas que deixaram história na nossa cidade. Temos aqui a Dona Terezinha, que era uma poeta de escrita, e nós temos aqui Nilda Leite, que era uma poeta na risada, pessoa que ria, brincava”, disse o vereador Rubinho (PP).
Sala Anísio Filho
O COC e a Procuradoria da Mulher já estão em funcionamento na Sala Anísio Filho, no Casarão da Câmara. O horário de atendimento é de 12h as 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone e o WhtasApp para contato é (31) 3819-3278.
📸 Acesse este link para visualizar as fotos da solenidade.
📹 O vídeo da inauguração do COC e da Procuradoria da Mulher está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.