Aprovada a denominação de Terezinha Silva Malta Moreira à Procuradoria da Mulher
Foi aprovado, por unanimidade, na Reunião Plenária dessa quinta-feira (21), o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) nº 16/2025. De autoria do vereador Wellington Neim (PP), o texto denomina de "Terezinha Silva Malta Moreira" a Procuradoria da Mulher vinculada ao Centro de Orientação ao Cidadão do Poder Legislativo e dá outras providências. O PLL precisa ser sancionado pelo prefeito, dr. Milton Irias (Avante), para começar a valer.
Neim destaca, na Exposição de Motivos que acompanha o projeto, que a vida de Terezinha Malta “foi marcada pelo empenho em promover a igualdade, os direitos das mulheres, a democracia e a justiça social. [...] [Ela] é símbolo da resistência, da sensibilidade e do poder da mulher brasileira”.
Durante a reunião, o vereador complementou: “uma mulher que tem uma história e um legado maravilhoso. [...] Defensora de causas da mulher, já esteve à frente da Apae, realmente ela contribuiu muito para a nossa cidade”.
O projeto foi analisado pela Comissão de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), que emitiu parecer favorável ao texto.
Terezinha Malta
Nascida em 19 de julho de 1941, em Dores de Campos, Minas Gerais, veio para Ponte Nova ainda jovem. Casada com José Paulo Gonçalves Moreira, constituiu sua família e construiu uma história marcada pela coragem, dedicação ao ensino e compromisso com a justiça social. Educadora por vocação e por militância, aposentou-se como professora e fez história ao se tornar a primeira diretora da Escola Municipal Reinaldo Alves Costa, instituição que se tornou referência em educação pública de qualidade, sob sua liderança ética e acolhedora.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 21 de agosto de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.