Câmara denomina de Nilda Guimarães Leite o Centro de Orientação ao Cidadão

por Rachel Monteiro publicado 22/08/2025 18h05, última modificação 22/08/2025 18h02
O Projeto de Lei do Legislativo (PLL) nº 15/2025, de autoria do vereador Wellington Neim (PP), homenageia a primeira mulher eleita vereadora em Ponte Nova

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na Reunião Plenária dessa quinta-feira (21), o Projeto de Lei do legislativo (PLL) nº 15/2025, de autoria do vereador Wellington Neim (PP). A proposta denomina de "Vereadora Nilda Guimarães Leite" o Centro de Orientação ao Cidadão (COC) do Poder Legislativo. Para entrar em vigor, o PLL precisa ser sancionado pelo prefeito, dr. Milton Irias (Avante).

Na Exposição de Motivos que acompanha o projeto, o autor destaca que Nilda foi uma vereadora atuante e que merece o reconhecimento e a homenagem. Ainda enfatiza que ela “sempre se dedicou a trabalhos comunitários e de atendimento às demandas da população, notadamente os mais humildes”.

Durante a reunião, Neim lembrou que Nilda foi a primeira mulher a ser eleita para o Legislativo e pontuou: “uma pessoa íntegra, que passou aqui pela Câmara Legislativa e fez o seu papel muito bem feito. Portanto, é com muita honra que essa Mesa Diretora nomeia o COC com o nome dessa ex-vereadora, essa pessoa ímpar de Ponte Nova”.

Antes de ser votado por todos os vereadores em Plenário, o projeto foi analisado e recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ).

Quem foi Nilda Leite

Nascida em 6 de agosto de 1942, em Amparo do Serra (MG), é filha de Cantídio Urcelino Guimarães e Rita Gomes Guimarães. Casou-se aos vinte e dois anos com João Carolino Leite e teve três filhos: Denilson, Emerson e Rita de Cássia. Elegeu-se vereadora pelo PMDB em 1992, com 494 votos, tornando-se a primeira mulher a ocupar cargo eletivo na Câmara de Ponte Nova. Fundou a Escola Municipal do Santo Antônio, localizada no bairro Santo Antônio. Faleceu em julho de 2011, aos 68 anos.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 21 de agosto de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: ,