Vereadores mirins concluem trabalhos com apresentação de 13 propostas

por Divisão de Comunicação* — publicado 17/10/2023 18h12, última modificação 17/10/2023 18h12
Os representantes dos vereadores mirins expuseram, durante Reunião Plenária, as propostas elaboradas durante o projeto Câmara Mirim. As sugestões foram sobre as áreas de saúde, educação, infraestrutura, recursos públicos e limpeza urbana
Vereadores mirins concluem trabalhos com apresentação de 13 propostas

Vereadores mirins receberam os certificados de participação e posaram para foto com os professores e vereadores

A primeira edição do Projeto Câmara Mirim foi concluída com a apresentação das propostas elaboradas pelos participantes. Na Reunião Plenária do último dia 5, três dos 10 vereadores mirins de Ponte Nova usaram a Tribuna Livre para expor o resultado do trabalho desenvolvido no mais recente programa de educação política e cidadã da Câmara.

As atividades do programa ocorreram durante o mês de setembro e foram coordenadas pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara de Ponte Nova. Para a elaboração das propostas, os vereadores mirins receberam o auxílio da Assessoria Técnica Legislativa.

Das 13 propostas construídas pelo grupo de vereadores mirins, 10 são sugestões de Indicações e três de Projetos ou de Emendas em Projetos de Lei. As ideias foram apresentadas na Tribuna Livre pelos vereadores mirins Yasmin de Souza Vieira, Tamires Viçoso e Guilherme Augusto.

Entre as sugestões do grupo, há pedido de melhorias em áreas de lazer, execução de atividades para diminuir a dependência do uso da internet e de celulares por crianças e adolescentes, ações para otimizar o serviço de limpeza urbana, transparência, melhorias nos serviços de saúde e transporte coletivo, além da necessidade de obras públicas, como rede de esgoto. O documento com todas as propostas está disponível no site da Câmara.

Após a apresentação, os vereadores parabenizaram os participantes do Projeto e comentaram sobre as propostas. Os parlamentares destacaram a importância da participação popular no Legislativo como forma de construção de políticas públicas adequadas à realidade.

Câmara Mirim

A Câmara Mirim é um projeto implementado a partir de sugestão do presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB). Nesta primeira edição foram 10 vereadores mirins, alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de cinco escolas do Município: Guilherme Moura e Tamires Viçoso, da Escola Municipal José Maria da Fonseca; Davi Firmino e Vanderson Nascimento, da Escola Municipal Padre Rafael Faraci; Juliana Barçante e Fábio Silva, da Escola Estadual Prof. Antônio Gonçalves Lanna; Kaylane Silva e Yasmim Souza, da Escola Estadual Carlos Trivellato; e Renata Pacheco e Ramon Souza, da Escola Estadual Senador Antônio Martins.

O objetivo do Projeto é envolver os estudantes no processo legislativo, de forma a possibilitar uma compreensão prática dos papéis dos vereadores e do funcionamento legislativo. Além de fornecer uma plataforma para que eles expressem as preocupações e desejos de seus colegas, aumentando a participação juvenil na política local.

A Câmara Mirim objetiva também desenvolver o senso crítico e a consciência política, estimular a participação social e comunitária, fomentar a compreensão do funcionamento do Legislativo e suas atribuições, além de criar um espaço de aprendizado prático e educativo.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 5 de outubro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação