Câmara Mirim une educação e consciência política de adolescentes ao Legislativo

por Mateus Pires publicado 22/09/2023 15h27, última modificação 22/09/2023 15h27
Projeto de educação política mais recente da Escola do Legislativo da Câmara envolve estudantes do 8º e 9º anos, que já trabalham na elaboração de propostas a serem apresentadas aos vereadores no próximo mês
Câmara Mirim une educação e consciência política de adolescentes ao Legislativo

Vereadores Mirins já iniciaram a elaboração das propostas

A participação de adolescentes no Poder Legislativo ganha um impulso na Câmara de Ponte Nova com 10 vereadores mirins. Eles são alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de cinco escolas do Município e integram o Projeto Câmara Mirim. O mais recente programa de educação política desenvolvido pela Escola do Legislativo foi implantado a partir de sugestão do presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB).

Desde o início deste mês, os participantes passam uma tarde por semana na Câmara, para estudar e construir propostas comunitárias a serem apresentadas aos parlamentares na primeira semana de outubro. Eles já tiveram três oficinas com servidores para conhecer o casarão e os setores da Câmara, aprender sobre o funcionamento do Legislativo, além de receber suporte e incentivos para discussão de ideias sobre políticas públicas.

O projeto permite que os estudantes se envolvam de forma significativa no processo e ganhem uma compreensão prática do papel dos vereadores e do funcionamento do Legislativo. Ao mesmo tempo, fornece uma plataforma para que eles expressem as preocupações e desejos de seus colegas, aumentando a participação juvenil na política local.

Além de estimular o envolvimento dos adolescentes com o Poder Legislativo, o programa tem como objetivos desenvolver o senso crítico e a consciência política, estimular a participação social e comunitária, fomentar a compreensão do funcionamento do Legislativo e suas atribuições, além de criar um espaço de aprendizado prático e educativo.

Participantes

Todas as 16 escolas do Município que ofertam o 8º e 9º anos foram convidadas para participar do Projeto. Das nove que fizeram a adesão, as escolas municipais José Maria da Fonseca e Padre Rafael Faraci, e as estaduais Professor Antônio Gonçalves Lanna, Senador Antônio Martins e Carlos Trivellato enviaram os representantes, sendo dois de cada instituição. O processo de seleção dos alunos foi realizado pelas próprias escolas.

Todos os vereadores mirins receberão certificado emitido pela Escola do Legislativo, que será entregue no último dia do Projeto, com carga horária de 18 horas/aula.

Confira algumas imagens do Projeto