Relatório final da CPI Covid será votado sexta-feira (3)

por Imprensa — publicado 01/12/2021 18h15, última modificação 01/12/2021 18h15
A reunião será às 14 horas com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook
Relatório final da CPI Covid será votado sexta-feira (3)

Reunião acontecerá às 14 horas | Imagem: Mateus Dias/Câmara de Ponte Nova

Os vereadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Covid, instituída em junho para investigar suspeitas de irregularidades na execução de políticas municipais relacionadas ao combate à pandemia, vão se reunir na próxima sexta-feira (3), a partir das 14 horas, para discutir e votar um relatório definitivo sobre os trabalhos realizados.

A comissão – composta pelos vereadores Guto Malta (PT), Emerson Carvalho (PTB) e Dr. Wellerson Mayrink (PSB), respectivamente presidente, relator e membro – apreciou, em reunião pública realizada dia 19/11, o relatório preliminar apresentado pelo relator. Foram necessárias mais de três horas de reunião para a leitura do documento com 62 páginas.

Esta sexta-feira é o último prazo para pedidos de vista ou emissão de parecer divergente ao relatório preliminar apresentado pelo relator. A data limite para o encerramento dos trabalhos da CPI é a próxima terça-feira (07).

O Regimento Interno da Câmara estipula que o relatório, com as conclusões de uma CPI, deve ser encaminhado à Mesa Diretora, para publicação e outras providências. Se houver requerimento da maioria absoluta dos membros da Câmara, o relatório poderá ser revisto pelo Plenário mediante deliberação de dois terços de seus membros.

Em quase seis meses de trabalho, a CPI promoveu diligências, requereu documentos, ouviu dezenas de testemunhas, recebeu denúncias da população por meio da Ouvidoria da Câmara e acumulou um grande volume de informações.

Além de apurar denúncias e reclamações sobre o processo de vacinação no município, a CPI investigou o uso de recursos no enfrentamento à pandemia e o surto de Covid no asilo. Foram expedidos mais de 300 ofícios, incluindo a convocação de testemunhas, comunicados oficiais e solicitações.

Todas as reuniões da CPI Covid são transmitidas ao vivo pelas redes sociais da Câmara (Facebook e YouTube), onde os vídeos das sessões estão disponíveis para acesso.