Surto no asilo será pauta da próxima sessão da CPI Covid

por Imprensa — publicado 11/08/2021 18h25, última modificação 11/08/2021 18h25
Cinco testemunhas serão ouvidas pela CPI na reunião que acontece nesta sexta-feira (13)

A próxima reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades no combate à pandemia em Ponte Nova acontecerá nesta sexta-feira (13), às 14 horas. O grupo irá focar nas investigações sobre o enfrentamento à pandemia no asilo municipal, com a oitiva de cinco testemunhas.

Foram convocadas para a reunião as seguintes testemunhas: Jaime Augusto de Jesus, Juliana Gomes Pereira, Rizza Maria de Sousa Vitoriano, Lidiane de Jesus Bento e Dircilene Aparecida Gazeta Santana. Essa será a 17ª sessão da CPI, entre reuniões sobre a condução dos trabalhos e oitivas, além das diligências.

No dia 30 de julho, o grupo realizou a segunda diligência na Secretaria Municipal de Saúde.Na ocasião, o presidente da CPI, vereador Guto Malta (PT), o relator, vereador Emerson Carvalho (PTB), e o vereador membro Dr. Wellerson Mayrink (PSB) foram recebidos pela assessora executiva de Saúde, Erika Aparecida Oliveira. O trabalho do grupo foi acompanhado por servidores da Câmara.

Diligência CPI Covid 30/07/2021

Membros da CPI durante diligência no setor de Vigilância Epidemiológica, na Secretaria Municipal de Saúde

Durante a diligência, a comissão solicitou acesso aos documentos de controle de almoxarifado dos materiais e insumos de proteção pessoal (máscaras, álcool em gel, luvas etc.) e aos relatórios e documentos de controle das notificações de suspeitas e/ou contaminações pelo coronavírus.

No setor de Vigilância Epidemiológica, também foi requisitado os documentos referentes ao processo de investigação da Superintendência Regional de Saúde em relação ao surto no asilo municipal.

Outras deliberações

Durante a reunião do dia 2 de agosto, a comissão fez as seguintes deliberações:

- Solicitou ao Executivo cópia do contrato do transporte de ambulância e das despesas com remoção de paciente com covid dos hospitais para o Centro de Referência, ou do centro para os hospitais, com identificação dos pacientes removidos;

- Solicitou ao Ministério Público informações sobre procedimento investigativo quanto ao surto da pandemia ocorrida no asilo;

- Solicitou ao Executivo a cópia dos seguintes documentos: procedimentos investigativos quanto ao surto da pandemia ocorrida no asilo; do controle de ponto de servidores (Rizza, Lilian e o médico Vinícius) do asilo, bem como de eventuais atestados médicos ou justificativas de ausências, além das fichas financeiras desses servidores; relação de notas fiscais de aquisição dos equipamentos e produtos de proteção individual adquiridos pela Prefeitura; do controles de ponto e contracheques ou fichas financeiras dos servidores Juliano Aparecido Martins Ribeiro, agente de saúde, e de Valéria Tenório Ferreira, enfermeira; de todas as AIHs relacionadas ao pedido de internação de idosos do período de junho/2020 a janeiro/2021;

- Dispensou a oitiva da testemunha Isabella Ottoni Ferreira;

- Solicitação de envio de ofícios ao Executivo e CISAMAPI pedindo informações sobre a suspensão das atividades do Centro de Referência Covid.

registrado em: ,