CPI Covid de Ponte Nova realiza oitivas de testemunhas

por Imprensa — publicado 23/06/2021 13h05, última modificação 23/06/2021 13h24
Na próxima reunião, marcada para 28 de junho, mais três depoentes serão ouvidos
CPI Covid de Ponte Nova realiza oitivas de testemunhas

Reunião do dia 21/06/2021

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga suspeitas de irregularidades na execução de políticas municipais de combate à pandemia do coronavírus em Ponte Nova está na fase de oitiva de convidados e testemunhas.

Na reunião de 18 de junho aconteceu o depoimento do vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), primeiro signatário do Requerimento que deu origem à CPI e, portanto, não foi ouvido na condição de testemunha. Ele é membro nato da comissão, que é presidida pelo vereador Guto Malta (PT) e tem o vereador Emerson Carvalho (PTB) como relator.

Dr. Wellerson apresentou as razões que o levaram a solicitar a investigação, pontuou sobre eventual falta de controle e organização do processo de vacinação e descumprimento das regras de transparência quanto às despesas e receitas relacionadas à Covid-19.

Ao responder o questionamento do relator sobre as eventuais negativas da entrega da listagem de vacinados, Dr. Wellerson esclareceu que se referia às listagens entregues à Comissão Especial sobre a Covid-19. Também foram feitos esclarecimentos sobre os apontamentos apresentados.

Lucimar Fonseca em depoimento à CPI Covid no dia 21/06/2021 Lidiane Bento em depoimento à CPI Covid no dia 21/06/2021

Lucimar Fonseca e Lidiane Bento durante depoimento à CPI no dia 21/06/2021

Na reunião do dia 21 de junho foram ouvidas, na condição de testemunhas previamente intimadas, Lidiane Bento, servidora responsável pela divisão de vacinação no início de 2021, e Lucimar Fonseca, funcionária do Hospital Arnaldo Gavazza Filho. Elas responderam a diversas perguntas apresentadas pelos membros da Comissão.

Lucimar esteve acompanhada pela advogada Isabela Lopes Leite de Carvalho, e Lidiane pelo Procurador do Município, Daniel dos Santos Pavione.

Ao final, as depoentes assinaram uma declaração de depoimento perante a Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Ponte Nova, que responderam às perguntas apresentadas pelos membros da Comissão e que foram devidamente informadas que o depoimento foi prestado na qualidade de testemunha, e advertidas do dever de dizer a verdade, do direito de se comunicar com seus advogados e que o depoimento foi registrado em áudio e vídeo que integram a ata da audiência.

As reuniões foram acompanhadas pelos advogados das Assessorias Jurídica e Legislativa da Câmara e pelo Procurador do Município, Daniel dos Santos Pavione, representante do Poder Executivo.

No início da reunião do dia 21 de junho, o vereador Dr. Wellerson registrou sua indignação com manifestações feitas em redes sociais e reiterou o papel da CPI e suas funções como vereador.

Para a próxima reunião da CPI, agendada para o dia 28 de junho, foram convocados o administrador do Hospital Nossa Senhora das Dores, José Maurício Morais, a servidora contratada para a função de fiscal sanitária, Tereza Laura Mayrink, e a Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Dircilene Aparecida Gazeta Santana.

Todas as reuniões da CPI são transmitidas ao vivo e ficam disponíveis para consulta na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.