Comissão Especial Covid encerra atividades, e membros destacam ações do grupo

por Imprensa — publicado 13/09/2021 17h55, última modificação 30/09/2021 18h38
Na última reunião da comissão, que ocorreu em 26 de agosto, os parlamentares ressaltaram as ações importantes desenvolvidas em sete meses de trabalho
Comissão Especial Covid encerra atividades, e membros destacam ações do grupo

Registro da última reunião em 26/08/2021

Após sete meses de trabalhos e 18 reuniões, a Comissão Especial da Câmara de Ponte Nova sobre a Covid-19 encerrou as atividades. A última reunião aconteceu em 26 de agosto, quando os quatro membros fizeram um balanço das ações. Um relatório com um resumo da atuação do grupo foi lido pelo presidente da comissão, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), na Reunião Plenária do último dia 30.

O documento destaca os principais assuntos trabalhados pela comissão, como a apuração de denúncias recebidas via ouvidoria e a cobrança por ações de transparência no processo de vacinação contra a covid no município, que resultou na divulgação da listagem dos imunizados e a constatação de possíveis irregularidades e dados divergentes.

Apontando falta de transparência e pelo menos nove falhas na campanha de vacinação no município, a comissão encaminhou, em abril, um relatório aos tribunais de contas da União e do Estado de Minas Gerais, à Procuradoria Geral da República, ao Ministério da Saúde (via Ouvidoria do SUS – Sistema Único de Saúde), à Ouvidoria Estadual de Minas Gerais para a Covid-19 e ao Ministério Público de Minas Gerais.

No resumo das ações, o vereador Dr. Wellerson Mayrink também lembra que com base nas informações e situações encontradas pela comissão especial, foi sugerida a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para a sequência das investigações.

“Eu penso que durante o tempo que estivemos aqui, cobramos, fiscalizamos, sugerimos, ouvimos, acertamos e também erramos. Penso que essa comissão foi extremamente útil e importante para auxiliarmos na Secretaria Municipal de Saúde na condução dos trabalhos referentes ao enfrentamento da pandemia da covid-19 em nosso município”, avaliou o vereador Wagner Gomides (PV) durante a última reunião da comissão.

Já a vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) destacou a importância da comissão para a promoção da transparência das ações de combate à pandemia. “Acredito que desempenhamos um bom trabalho e destaco a publicação da lista de vacinados, que possibilitou a descoberta de possíveis erros no processo de vacinação. Vale lembrar que os trabalhos dessa comissão ganharam repercussão estadual também. Foi por meio do trabalho dessa comissão que embasamos o pedido de uma CPI”, falou.

A vereadora Aninha de Fizica (PSB) agradeceu a oportunidade de auxiliar o poder público no desenvolvimento de ações do poder público para enfrentamento à pandemia. “Deixo aqui minha gratidão por ter feito parte por ter ajudado e contribuído de alguma forma aí no momento tão crucial da vida de nós pontenovenses e de todos nós do nosso Brasil e do mundo”, disse.

“Dou por encerrada essa comissão, satisfeito pelo trabalho, porque a nossa função é fiscalizar, fazer o melhor para o povo pontenovense. Agradeço a todos vocês colegas que fizeram parte dessa comissão comigo, agradeço à assessoria pelo apoio nesses sete meses nessa comissão, aos servidores dessa casa que acompanharam todo o nosso trabalho”, finalizou o vereador Dr. Wellerson Mayrink.

A comissão

A Comissão Especial sobre a Covid-19 foi instituída pela Portaria 14/2021. Composta inicialmente pelos vereadores Dr. Wellerson Mayrink/ presidente, Suellenn Fisioterapeuta/ secretária, Wagner Gomides/ membro, Aninha de Fizica/ membro, Emerson Carvalho (PTB)/ membro e Wagner Gomides/ membro, o objetivo do grupo foi acompanhar as ações e medidas adotadas no âmbito do município para prevenção, controle e combate à pandemia. Em julho, o vereador Emerson Carvalho solicitou o desligamento da comissão.

O grupo também serviu como agente interlocutor e fiscalizador perante órgãos do poder público e instituições privadas. A comissão também requisitou informações, sugeriu ações e medidas e recebeu denúncias e reclamações.