Alunos do Parlamento Jovem apresentam propostas sobre mercado de trabalho

por Divisão de Comunicação* — publicado 16/10/2023 18h15, última modificação 28/12/2023 14h09
As sugestões foram construídas pelos integrantes do Parlamento Jovem, que participaram de grupos de trabalho instruídos pela Escola do Legislativo, com o objetivo de discutirem o tema da edição deste ano: Jovem e Mercado de Trabalho
Alunos do Parlamento Jovem apresentam propostas sobre mercado de trabalho

Estudantes apresentaram aos vereadores as propostas discutidas e aprovadas durante a Plenária Municipal

Participantes do Parlamento Jovem (PJ) da Escola do Legislativo (EL) de Ponte Nova utilizaram a Tribuna Livre, na Reunião Plenária do dia 5 de outubro. Eles apresentaram aos vereadores as propostas elaboradas durante as atividades da edição deste ano, que teve a temática “Jovem e Mercado de Trabalho”. Na ocasião, estudantes e professores também receberam certificados de participação da Mesa Diretora.

Os estudantes Júlia Alves Rafael Silva, Nataly da Cruz Norberto e Thúlio José Quintão Silva foram os responsáveis por representar os alunos que participaram do PJ 2023. Eles apresentaram 24 propostas, que foram discutidas e aprovadas na Plenária Municipal. Cada um dos participantes da Tribuna apresentou as sugestões, que foram agrupadas em três subtemas.

As propostas do Subtema 1 – Desenvolvimento Econômico e Geração de Trabalho – foram apresentadas por Thúlio, aluno do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG Campus Avançado Ponte Nova), que também fez um breve histórico da atuação dos participantes neste ano.

Já a estudante Júlia, também aluna do IFMG, falou sobre as propostas do Subtema 2 – Escolaridade e Qualificação Profissional.

A aluna Nataly, da Escola Estadual Senador Antônio Martins, apresentou as propostas do Subtema 3 – Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Inclusão no Trabalho.

O documento com as 24 propostas apresentadas está disponível no site da Câmara.

Ao final da apresentação, os alunos entregaram impressas as propostas aos vereadores.

Os parlamentares parabenizaram os alunos pelas propostas elaboradas e se comprometeram a analisar as ideias.

O PJ

O PJ de Minas é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com Câmaras Municipais e com apoio da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas. Em 2023, o PJ Minas realizou a 19ª edição, com aproximadamente 150 Câmaras Municipais parceiras.

Neste ano, 11 instituições de ensino aderiram ao PJ Ponte Nova, o maior número para uma edição: escolas estaduais Caetano Marinho, Cantídio Drumond, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Antônio Coelho, Professor Raimundo Martiniano Ferreira e Antônio Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ponte Nova, Instituto Montessori, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Cemap – Apogeu; e o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Professora Vera Parentoni.

A cada ano, os professores, vereadores e/ou servidores das câmaras municipais que atuam como coordenadores do Projeto estudam e discutem o tema com os alunos. Nas oficinas, geralmente são convidados especialistas para falarem aos estudantes. Os coordenadores procuram estimular e acompanhar o crescimento desses jovens, em termos de consciência sobre a política e sobre o protagonismo que eles mesmos podem exercer.

O vídeo da participação da Reunião Plenária do dia 5 de outubro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação