Alunos do Parlamento Jovem participam da Plenária Estadual na ALMG

por Divisão de Comunicação* — publicado 26/09/2023 18h43, última modificação 26/09/2023 18h43
Os estudantes que participaram presencialmente da Plenária Estadual foram escolhidos durante a Plenária Regional, que ocorreu na Câmara Municipal de Ponte Nova, no dia 4 de agosto. Na votação para a escolha do tema de 2024, os alunos do Polo Vale do Piranga também tiveram a oportunidade de votar remotamente

Na última semana, estudantes que participam do Parlamento Jovem (PJ) da Escola do Legislativo (EL) de Ponte Nova compareceram à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para a Plenária Estadual do Programa.

Para representar o Polo do Vale do Piranga, composto por Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Oratórios e Urucânia, estiveram presentes Theodore Finch Gonçalves, da Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna, e Thúlio José Quintão da Silva, do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ponte Nova. Os alunos foram eleitos para representarem o Polo do Vale do Piranga durante a Plenária Regional, que ocorreu no dia 4 de agosto.

Os estudantes chegaram a Belo Horizonte na quarta-feira (20). Nesse momento, eles participaram da acolhida realizada pela ALMG, ocasião na qual foi exposta a dinâmica dos grupos de trabalho e da Plenária Estadual. Além disso, os alunos puderam experienciar, vivenciar e entrosar no ambiente.

A votação para o tema do PJ 2024 ocorreu na quinta-feira (21). No próximo ano, os alunos irão debater sobre “melhorias no ensino escolar”. A escolha foi resultado de uma votação que acolheu 270 votos remotos e 148 presenciais. Nessa ocasião, os estudantes do Polo do Vale do Piranga puderam votar remotamente e realizar discussões das propostas nos grupos de trabalho.

Na sexta-feira (22), aconteceu a Plenária Estadual, quando ocorreu a votação das propostas do PJ 2023 sobre o tema “Jovem e Mercado de Trabalho”. Doze sugestões foram priorizadas e encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da ALMG. 

O coordenador político da EL da Câmara Municipal de Ponte Nova, vereador Wagner Gomides (PV), e o agente administrativo – especialidade educacional, e coordenador educacional da EL, Ricardo de Melo, estiveram presentes na viagem e prestaram apoio aos estudantes. Além deles, o Polo Vale do Piranga contou com a presença de estudantes de Oratórios, Piedade de Ponte Nova e Urucânia; juntamente com os respectivos responsáveis. 

O PJ

O PJ de Minas é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio, promovido pela ALMG em parceria com Câmaras Municipais e com apoio da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas. Em 2023, o PJ Minas realizou a 19ª edição, com aproximadamente 150 Câmaras Municipais parceiras.

Neste ano, 11 instituições de ensino aderiram ao PJ Ponte Nova, o maior número para uma edição: escolas estaduais Caetano Marinho, Cantídio Drumond, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Antônio Coelho, Professor Raimundo Martiniano Ferreira e Antônio Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ponte Nova, Instituto Montessori, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Cemap – Apogeu; e o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Professora Vera Parentoni.

A cada ano, os professores, vereadores e/ou servidores das câmaras municipais que atuam como coordenadores do Projeto estudam e discutem o tema com os alunos. Nas oficinas, geralmente são convidados especialistas para falarem aos estudantes. Os coordenadores procuram estimular e acompanhar o crescimento desses jovens, em termos de consciência sobre a política e sobre o protagonismo que eles mesmos podem exercer.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação