Parlamento Jovem conclui etapa regional do Vale do Piranga em Ponte Nova

por Mateus Pires publicado 08/08/2023 18h09, última modificação 08/08/2023 18h09
Cerca de 50 estudantes, além de professores, vereadores e servidores de câmaras de quatro municípios da região participaram do encontro
Parlamento Jovem conclui etapa regional do Vale do Piranga em Ponte Nova

Participantes da região formaram PJ no pátio da Câmara no encerramento do evento

Participantes dos quatro municípios do Polo Vale do Piranga do Parlamento Jovem (PJ) se reuniram, na tarde da última sexta-feira (4), na Câmara de Ponte Nova, que coordena o Polo, para a etapa regional do programa. Cerca de 50 jovens do Ensino Médio de Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Oratórios e Urucânia, além de vereadores, servidores de câmaras e professores estiveram presentes.

Os trabalhos tiveram início no Espaço Multiuso José Silva, onde o Grupo de Trabalho, formado por todos os participantes, teve a última oportunidade de alterar as propostas de políticas públicas construídas ao longo dos últimos meses. O tema do PJ neste ano é “Jovem e Mercado de Trabalho”, e os integrantes do Projeto desenvolveram 28 sugestões, sendo sete de cada município.

O Grupo de Trabalho abriu as atividades com falas de representantes das câmaras da região. O coordenador político da Escola do Legislativo (EL) da Câmara de Ponte Nova, vereador Wagner Gomides (PV), discursou para os presentes sobre a importância da participação da população no Legislativo. Também falaram os vereadores de Urucânia, Gerson Ramos, e de Oratórios, Vinícius de Castro, além de servidores do Legislativo da região.

    

Das 28 propostas, os jovens tiveram que votar em quatro delas. Para a votação, os participantes se reuniram no Plenário João Mayrink. Simulando uma sessão plenária, eles escolheram as sugestões que representarão o Polo Vale do Piranga na etapa estadual do PJ, que será realizada em setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Ainda no Plenário, os integrantes do PJ votaram a sugestão de tema para a edição do ano que vem: combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A definição do assunto da edição de 2024 ocorrerá na etapa estadual.

Durante o encontro, os participantes de Ponte Nova também escolheram o estudante que representará o Município na etapa estadual: Thúlio José Quintão Silva, aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Ponte Nova.

Os vereadores Guto Malta (PT), Sérgio Ferrugem (Republicanos) e Dr. Wellerson Mayrink (PSB) também participaram do encontro.

    

Próximas ações

Com a conclusão das atividades nas etapas municipal e regional, o PJ, em Ponte Nova, planeja uma viagem dos participantes para conhecerem a ALMG e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

Também está prevista a apresentação das propostas elaboradas pelos estudantes aos vereadores durante Reunião Plenária, em outubro, quando as ideias serão tornadas públicas pela EL.

O PJ

O PJ de Minas é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio, promovido pela ALMG em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. Em 2023, o PJ Minas realiza sua 19ª edição, com aproximadamente 150 câmaras municipais parceiras.

Neste ano, 11 instituições de ensino aderiram ao PJ Ponte Nova, o maior número para uma edição: escolas estaduais Caetano Marinho, Cantídio Drumond, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Antônio Coelho, Professor Raimundo Martiniano Ferreira e Antônio Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ponte Nova, Instituto Montessori, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Cemap – Apogeu; e o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Professora Vera Parentoni.

A cada ano, os professores, vereadores e/ou servidores das câmaras municipais que atuam como coordenadores do Projeto estudam e discutem o tema com os alunos. Nas oficinas, geralmente são convidados especialistas para falarem aos estudantes. Os coordenadores procuram estimular e acompanhar o crescimento desses jovens, em termos de consciência sobre a política e sobre o protagonismo que eles mesmos podem exercer.