Parlamento Jovem será lançado na quinta-feira (16) com adesão de 10 escolas

por Divisão de Comunicação — publicado 10/03/2023 18h10, última modificação 10/03/2023 18h13
O lançamento do Parlamento Jovem (PJ) 2023 acontecerá durante Reunião Plenária e terá palestra de professor de filosofia e sociologia

A Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova lança, na próxima quinta-feira (16), a sétima edição do Parlamento Jovem (PJ) no município. A abertura será durante a Reunião Plenária, às 18 horas, no Plenário João Mayrink, e contará com a palestra “Para não desperdiçar gente: trabalho e juventude”.

O tema do PJ deste ano é “Jovem e mercado de trabalho”. Os estudantes do ensino médio interessados em participar do programa devem procurar o professor referência ou a direção da escola e manifestar o desejo.

Neste ano, 10 instituições de ensino aderiram ao PJ, o maior número para uma edição: Escola Estadual Caetano Marinho; Escola Estadual Cantídio Drumond; Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna; Escola Estadual Antônio Coelho; Escola Estadual Professor Raimundo Martiniano Ferreira; Escola Estadual Antônio Martins; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ponte Nova; Instituto Montessori; Escola Nossa Senhora Auxiliadora; Cemap – Apogeu.

A palestra

Para marcar a abertura da edição de 2023, a Escola do Legislativo promoverá a palestra “Para não desperdiçar gente: trabalho e juventude”, que será ministrada pelo professor de filosofia e sociologia do IFMG, José Costa Júnior.

José Costa Júnior é Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre, Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atualmente leciona no IFMG - campus Ponte Nova e é pesquisador vinculado ao Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca.

Mobilização

Os preparativos para o PJ 2023 tiveram início no mês passado, com ajustes entre as Câmaras do Polo Vale do Piranga, composto pelos municípios de Piedade de Ponte Nova, Oratórios, Urucânia e Ponte Nova, que é quem coordena os trabalhos do grupo.

Também aconteceram reuniões com diretores e representantes das escolas, além de visitas de servidores da Câmara às instituições para convidar os alunos a participarem do programa. Os encontros continuarão na próxima semana.

Parlamento Jovem

O PJ é um programa para os estudantes do ensino médio que objetiva fornecer formação política aos jovens e uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

Anualmente, o PJ aborda um tema de relevância social e do interesse dos jovens, que é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais e a PUC Minas. Em 2023, 147 municípios aderiram ao projeto.

Neste ano, em Ponte Nova, o programa também conta com o apoio da Superintendência Regional de Ensino (SRE), Faculdade Dinâmica, Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova/Câmara de Dirigentes Lojistas (Acip/CDL) e do Sindicato do Comércio de Ponte Nova (Sindcomércio).

*Texto redigido com a contribuição da estagiária Melissa Castro