Escola do Legislativo realiza plenária municipal do Parlamento Jovem 2023

por Divisão de Comunicação* — publicado 04/07/2023 18h15, última modificação 05/07/2023 13h59
A etapa municipal contou com estudo dirigido para os participantes e votação de propostas para as próximas atividades
Escola do Legislativo realiza plenária municipal do Parlamento Jovem 2023

Estudantes participam da plenária municipal do Parlamento Jovem no dia 30/06/2023

A plenária municipal do Parlamento Jovem (PJ) 2023 aconteceu na última sexta-feira (30), na Câmara Municipal de Ponte Nova, como atividade da Escola do Legislativo. Na ocasião, os estudantes elaboraram, debateram e votaram as propostas com o tema deste ano que é “Jovem e Mercado de Trabalho”.

A atividade foi coordenada pela Escola do Legislativo e ocorreu em dois momentos.  Primeiramente, no Espaço Multiuso José Silva, os estudantes participaram de um estudo dirigido, onde tiveram a oportunidade de alterar, aglutinar ou suprimir as propostas que foram criadas nos grupos de trabalho, realizado no dia 20 de junho.  Ao todo, os estudantes elaboraram 29 propostas.

Logo em seguida, ocorreu no Plenário da Câmara, a Plenária Municipal, que contou com a fala de abertura feita pelo presidente, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB). O parlamentar agradeceu e elogiou a participação dos jovens no projeto, destacando a importância das atividades de educação política. 

Na plenária municipal, foram priorizadas e votadas pelos estudantes seis propostas, que seguirão para a etapa regional do projeto, que será realizada em Ponte Nova no dia 4 de agosto com a participação de estudantes do Polo Vale do Piranga (Ponte Nova, Oratórios, Urucânia e Piedade de Ponte Nova).

Parlamento Jovem 2023

Este ano, o tema para debate do PJ é “Jovem e Mercado de trabalho”. Os subtemas definidos pela coordenação estadual são: Desenvolvimento econômico e mercado de trabalho; Escolaridade e qualificação profissional; e Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.

Neste ano, 11 instituições de ensino aderiram ao PJ, o maior número para uma edição: escolas estaduais Caetano Marinho, Cantídio Drumond, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Antônio Coelho, Professor Raimundo Martiniano Ferreira e Antônio Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ponte Nova, Instituto Montessori, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Cemap – Apogeu; e o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Professora Vera Parentoni.

O PJ de Minas é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. Em 2023, o PJ Minas realiza sua 19ª edição, com aproximadamente 150 câmaras municipais parceiras.

A cada ano, os professores, vereadores e/ou servidores das câmaras municipais que atuam como coordenadores do projeto estudam e discutem o tema com os alunos. Nas oficinas, geralmente são convidados especialistas para falarem aos estudantes. Os coordenadores procuram estimular e acompanhar o crescimento desses jovens, em termos de consciência sobre a política e sobre o protagonismo que eles mesmos podem exercer.

As etapas

O PJ é estruturado em etapas municipais, regionais e estadual, sendo a última realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos. Ao final, as propostas elaboradas e votadas pelos estudantes são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG e podem se transformar em propostas de ação legislativa, com vários desdobramentos práticos dentro do Parlamento Mineiro.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação