Presidente esclarece sobre reforma do telhado da Câmara

por Mateus Pires publicado 16/04/2024 17h17, última modificação 16/04/2024 17h17
Dr. Wellerson Mayrink (PRD) respondeu a questionamentos sobre o serviço e falou sobre o cronograma da obra até o momento
Presidente esclarece sobre reforma do telhado da Câmara

Dr. Wellerson Mayrink (PRD) durante o uso do tempo regimental na Reunião Plenária do dia 08/04/2024

O vereador Dr. Wellerson Mayrink utilizou o tempo regimental de explicação pessoal, durante a Reunião Plenária do dia 8 de abril, para esclarecer sobre a obra de reforma do telhado da Câmara. O parlamentar, que também é o presidente da Mesa Diretora, respondeu aos questionamentos apresentados pelo colega Emerson Carvalho (PP) na mesma Sessão.

“A obra do telhado não é um projeto meu ou da Mesa Diretora. [...] Já pegamos o projeto andando que era para trocar as telhas, simplesmente. [...] Tinha problema de goteira”.

Segundo o vereador, durante a execução do serviço foi verificado que as telhas novas não eram compatíveis com as que já estavam instaladas. Dessa forma, tornou-se necessária a troca de toda a cobertura. “Viram que as telhas eram antigas, tinham mais de 25 anos, as telhas não combinavam com as telhas novas que a empresa trouxe”.

Dr. Wellerson ainda disse que durante a realização da obra foram encontradas estruturas deterioradas que colocam em risco de queda o telhado da Câmara. “Na hora de trocar as telhas, o engenheiro vira e fala assim: [...] as telhas que nós compramos, se eu colocar esse telhado em cima para o senhor, ele vai desabar. [...] Porque simplesmente as ripas estão todas comidas. [...] O gradeamento estava todo comido, as tesouras estavam todas comidas”.

Diante da situação, o presidente disse que foi orientado a refazer toda a estrutura do telhado. Ainda segundo Dr. Wellerson, a empresa contratada não realizou o enlonamento do telhado de forma adequada, o que somada às fortes chuvas do fim de março, provocaram transtornos na sede da Câmara.

“Ao invés de colocar essa lona azul, colocaram aquela lona preta que até o vento rasgou. Aí a primeira chuva inundou”, contou.

De acordo com Dr. Wellerson, medidas foram adotadas para responsabilizar a empresa quanto aos transtornos gerados e em relação à paralisação da obra. “A empresa foi notificada, a empresa não fez o enlonamento certo, foi notificada várias vezes, já teve multa da empresa. [...] Parece que a empresa abandonou. [...] Já fizemos cinco e-mails, Emerson, eles não dão resposta. Nós vamos o quê? Nós vamos entrar na Justiça? Nós vamos chamar o segundo da licitação? Entendeu? Então é burocracia, burocracia, burocracia. [...] Existe um relatório, Aninha, documental, com todas as fotos. Relatório do engenheiro dessa Casa”, acrescentou.

Outras obras

O vereador anunciou que a Câmara realizará outras obras além da reforma do telhado. “Já tem outra empresa licitada para pintar a Câmara por dentro e por fora, para sintecar a Câmara, está certo? Vai fazer todos os pequenos reparos da Câmara. Esse Plenário aqui tem uma reforma do Plenário. [...] Já era previsto já, independente que se molhou ou não. [...] Essas janelas aqui, pelo Corpo de Bombeiros, nós vamos ter que inverter as janelas, vamos fazer”.

Catraca

Dr. Wellerson também se explicou em relação à instalação de sistema de segurança e de controle de acesso à sede do Legislativo. “A Praça da Democracia não vai ter mais aquela cerca que separa a Praça para a Câmara. Então, a Câmara vai ficar fechada pelo portão, pela entrada. Então a pessoa só entra passando pela catraca. [...] Já tem dois meses que nós estamos licitando os vidros que fazem a divisória para a pessoa entrar como se fosse um cone né, entrar para passar na catraca”.

O vídeo da explicação pessoal do vereador Dr. Wellerson Mayrink durante a Reunião Plenária do dia 8 de abril está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.