Empresa inicia reforma do telhado da Câmara com previsão de conclusão até o fim de abril

por Divisão de Comunicação — publicado 15/03/2024 17h45, última modificação 15/03/2024 17h45
A obra contribuirá para melhorias estruturais, além de garantir a preservação do casarão histórico sede do Legislativo

A empresa White Tratores Serviços de Terraplanagem Ltda foi contrata pela Câmara de Ponte Nova (Contrato Nº 12/2023) para a prestação de serviços de execução de obra e serviços especializados de reforma do telhado do prédio sede da Câmara, conforme projetos, planilhas, memorial descritivo e proposta comercial integrantes do Processo Licitatório Nº 056/2023 – Concorrência Eletrônica nº 001/2023 vencido pela empresa.

O projeto arquitetônico da reforma do telhado foi elaborado em março de 2023 e tem como responsável técnico o engenheiro civil Clayton Soares Fernandes. Coube ao engenheiro civil e agente administrativo da Câmara, Leonardo de Araújo Silva, apresentar o projeto de reforma aos vereadores na Reunião Plenária do dia 28/08/2023. O edital do Processo Licitatório foi publicado em 06/12/2023, e o início da Sessão de Concorrência Eletrônica aconteceu em 20/12/2023 por meio da Plataforma Eletrônica Portal de Compras Públicas do Governo Federal. A empresa vencedora foi a White Tratores Serviços de Terraplanagem Ltda.

O contrato foi assinado em 28/12/2023. O prazo previsto de execução é de 90 dias, e o valor apresentado pela empresa para a reforma parcial do telhado foi de R$ 114.554,82 (cento e quatorze mil, quinhentos e cinquenta reais e oitenta e dois centavos), contemplando a substituição das telhas, melhorias no sistema de calhas e engradamento em madeira paraju (ripas, caibros e estrutura). A empresa esperou passar o período chuvoso para iniciar os serviços com segurança.

A reforma do telhado do casarão – que foi construído no início do século XX – é de suma importância para a preservação do prédio histórico onde funciona a sede do Legislativo Municipal desde 1996.

No início de março chegaram as telhas novas que substituirão as antigas, que em boa parte estão inservíveis. Segundo alguns operários empenhados na retirada das telhas velhas, elas estão “quase desmanchando nas mãos”. As telhas em condições de reuso que forem retiradas inteiras serão encaminhadas para a Prefeitura, que deverá dar a destinação final.

O presidente da Câmara de Ponte Nova, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), disse que “a reforma do telhado já era esperada há vários anos e os investimentos feitos agora são fundamentais para a preservação e manutenção do belíssimo casarão que sedia a Câmara”. Segundo ele, a reforma garante a melhoria da estrutura e mais longevidade para o casarão, além de dar mais segurança para os servidores, vereadores e visitantes.

A execução da obra é de responsabilidade do engenheiro Mateus do Vale Bartolomeu, e cabe ao engenheiro da Câmara a fiscalização dela.