Ponte Nova marca presença na Plenária Estadual do Parlamento Jovem na ALMG
Representantes de Ponte Nova e de outros 148 municípios mineiros participaram, entre os dias 17 a 19 de setembro, da última etapa do Parlamento Jovem (PJ) na Assembleia Legislativa de Minas Gerias (ALMG). Os participantes aprovaram propostas sobre “Juventude e Direitos Culturais”, tema da edição deste ano, que foram encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG.
Durante os três dias do evento na ALMG, Ponte Nova foi representada pela estudante Fabiana Evelyn Oliveira de Paula, que foi acompanhada pela coordenadora-geral da Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal, Mariana Moreira dos Santos. A escolha da estudante para ir ao evento se deu durante a Plenária Regional. O vereador Guilherme Belmiro (PT) participou do último dia, quando ocorreu a Plenária Estadual do PJ.
No evento, os integrantes do PJ participaram de momentos de entrosamento, grupos de trabalho e de defesa e votação das propostas. Agrupadas por subtema, na forma de propostas de ação legislativa, as sugestões podem ser transformadas, entre outras iniciativas, em projetos de lei e em requerimentos de providências a órgãos públicos.
Além de Ponte Nova, que é o município coordenador do Polo Vale do Piranga, Governador Valadares, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Simonésia e Urucânia também enviaram representantes.
“A participação foi bastante significativa. Os jovens do Polo Vale do Piranga, atuaram com protagonismo, defenderam suas ideias e se mostraram preparados para dialogar e contribuir de maneira efetiva com o processo coletivo”, avalia Mariana.
Para Fabiana, estar presente na última etapa do PJ representou um momento enriquecedor para a formação. “Participar da etapa estadual foi uma experiência incrível, não imaginava que seria tão incrível assim. Eu nunca me imaginei gostando de política, mas o Parlamento Jovem me fez começar a gostar. Foi incrível conhecer pessoas novas também”.
Mais atividades
O PJ chegou ao fim no cronograma estadual de atividades. Entretanto, os participantes de Ponte Nova ainda têm compromissos com a edição local.
O Concurso Parlamento em Ação, que vai premiar os cinco estudantes que mais se destacarem ao longo do ano nas atividades do PJ, está em curso com a previsão de participação nas reuniões da Câmara, interações nas redes sociais e a divulgação dos pontos dos portfólios temáticos produzidos pelos participantes. A cerimônia de encerramento e premiação está prevista para acontecer em 15 de dezembro.
Além disso, todos os participantes do PJ de Ponte Nova farão uma visita à ALMG em dezembro.
Parlamento Jovem
O PJ é um Projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2025, o Projeto entra no seu 21º ano de atividades, o nono em Ponte Nova, proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.