Na Câmara, integrantes da região participam de etapa regional do Parlamento Jovem
Participantes do Parlamento Jovem (PJ) do Polo Vale do Piranga definiram, nessa quarta-feira (13), durante a etapa regional do PJ, as propostas de cada um dos subtemas que vão representar o Polo na etapa estadual, que acontecerá entre 17 e 19 de setembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De acordo com a Escola do legislativo (EL) da Câmara, estiveram presentes quase 80 jovens dos municípios de Governador Valadares, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Simonésia e Urucânia.
A sessão para discussão e votação dos assuntos contou com as funções de coordenador, vice-coordenador e relator que foram exercidas pelos jovens eleitos pelos colegas.
Na Plenária Regional, ainda foram eleitos os integrantes que vão representar cada município na etapa que vai acontecer na ALMG. A estudante Fabiana Evelyn Oliveira de Paula foi escolhida pelos participantes de Ponte Nova; Allayne Cristine Avelar Pereira pelos de Urucânia; Lívia Gonçalves de Freitas pelos de Piedade de Ponte Nova; Cássio Henrique Brito de Paula pelos de Oratórios; Yasmim Vitória Iderick vai representar Simonésia; e Ana Clara Baeta Rodrigues Martins, Governador Valadares.
As propostas
Neste ano, o tema do PJ é “Juventude e Direitos Culturais”. Confira as propostas de cada subtema definidas pelos integrantes do PJ do Polo Vale do Piranga:
Subtema 1 – A Juventude e a Cultura como Direito
Implementar no calendário escolar a Semana da Arte e Cultura nas Escolas de Minas Gerais, a ser realizada anualmente na semana do Dia Nacional das Artes.
Subtema 2 – A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social
Instituir nas escolas públicas, privadas e espaços culturais de Minas Gerais o concurso de arte e cultura juvenil, fomentando atividades culturais que envolvam várias áreas do estado e comunidades tradicionais.
Subtema 3 – Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania
Incentivar a produção, restauração, preservação e divulgação de materiais e manifestações culturais no âmbito do Estado de Minas Gerais.
Além das propostas, os participantes também discutiram e votaram a sugestão de tema para a próxima edição do Parlamento Jovem: Melhorias na Saúde Pública – Sistema Único de Saúde e seu Futuro.
De acordo com a coordenadora-geral da Escola do Legislativo, Mariana Moreira dos Santos, destacou que a etapa regional “foi marcada por debates e pela troca de ideias entre os estudantes, que demonstraram comprometimento e protagonismo na construção de propostas para fortalecer a cultura em Minas Gerais. O Polo Vale do Piranga cresceu com a chegada de dois novos municípios [Governador Valadares e Simonésia], o que fortaleceu ainda mais as discussões e somou experiências para o trabalho conjunto”.
Novo coordenador
Durante o encontro, o vereador Guilherme Belmiro (PT) foi anunciado como o novo coordenador político da Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova. Ele substituirá o vereador Wagner Gomides (PV), que exercia a função desde 2021.
Parlamento Jovem
O PJ é um Projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Câmaras Municipais. Em 2025, o Projeto entra no seu 22º ano de atividades proporcionando aos jovens a oportunidade de conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.
A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.