Parlamento Jovem inova e vai premiar participantes; inscrições vão até dia 9

por Mateus Pires publicado 07/05/2025 17h47, última modificação 07/05/2025 17h47
Em Ponte Nova, a edição de 2025 ganha mais um incentivo para os jovens participarem do Programa de educação política e vai promover o Concurso “Parlamento em Ação”
Parlamento Jovem inova e vai premiar participantes; inscrições vão até dia 9

Participantes do PJ 2023 no pátio da Câmara de Ponte Nova

Com novidades no formato de adesão e a realização de um Concurso para premiar os participantes, o Parlamento Jovem (PJ) 2025 em Ponte Nova está com inscrições abertas. Até esta sexta-feira (9), estudantes do Ensino Médio que querem fazer parte do Programa de educação política devem preencher o formulário no site da Câmara.

O formulário é uma das novidades da edição deste ano. Agora, o próprio estudante é o responsável por se inscrever no PJ e não mais as instituições de ensino.

Parlamento em Ação

Outra novidade é a realização do Concurso “Parlamento em Ação”, que vai premiar os cinco estudantes que mais se destacarem ao longo do ano nas atividades do PJ. Por meio de critérios definidos em um Edital, os participantes vão somar pontos até o fim da edição do Programa e concorrer a prêmios em dinheiro (até R$ 1.500,00) e a equipamentos de informática, como notebook e tablet.

Os objetivos do Concurso são incentivar a presença dos jovens nas Reuniões Plenárias e de Comissões, além da participação e da interação deles com as redes sociais da Câmara. Também visa aproximá-los do Legislativo Municipal, estimular a participação popular e valorizar e compreender a atuação parlamentar.

Ao se inscrever no PJ, o participante também vai estar inscrito no Concurso.

O PJ

Em 2025, o tema do PJ é “Juventude e Direitos Culturais” e vai ser trabalhado ao longo do ano por meio de oficinas presenciais, vídeos educativos e demais atividades que vão ser propostas pela Escola do Legislativo da Câmara, setor responsável pela realização do Programa no Município.

A nona edição do PJ em Ponte Nova vai ser lançada em 19 de maio, às 18 horas, no Plenário João Mayrink.

O PJ é um Projeto de educação política voltado a jovens do Ensino Médio desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e câmaras municipais. As ações do PJ representam uma oportunidade para conhecer melhor a política e as formas de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do assunto, além de integrarem um documento com propostas de leis e/ou políticas públicas a ser entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG.

Em caso de dúvidas, a EL pode ser contada por meio do WhatsApp (31) 3819-3288.