Gincana da Câmara promove interação de estudantes e familiares com o Legislativo

por Divisão de Comunicação — publicado 12/08/2022 17h41, última modificação 12/08/2022 17h41
Com o fundamental empenho dos professores, o concurso envolve 13 escolas e mais de 1.500 estudantes e estimula a interação também dos familiares dos participantes nas redes sociais e reuniões da Câmara

Participantes acompanham as sessões legislativas e respondem a questionários para pontuarem na competição

Lançada oficialmente no dia 26 de abril, a Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!”, idealizada como um dos eventos da programação comemorativos pelos 160 anos da Câmara de Ponte Nova, já é um sucesso. Mais de 1,5 mil estudantes de 13 escolas aderiram à competição e concorrem a prêmios.

Dividida em cinco categorias, a competição conta com a participação de escolas públicas e privadas que oferecem educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio e tem uma categoria especial para estudantes com deficiência. A premiação total será de R$ 50.000,00 e podem ser premiados até 15 estudantes e 10 escolas. Todos os participantes receberão certificado.

A atividade coordenada pela Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova busca envolver estudantes e escolas de Ponte Nova, por meio de ações educativas e produções artísticas e literárias que valorizam a história de Ponte Nova e da Câmara Municipal. É objetivo também valorizar a cidadania e a Democracia e incentivar a participação popular nas rotinas do Poder Legislativo Municipal.

As escolas inscritas receberam as cartilhas “O Poder Legislativo” e “O Poder Legislativo na Escola”. No site da Câmara estão reunidas todas as informações sobre a gincana e é possível consultar quais são as 13 escolas participantes e as categorias do concurso em que cada instituição participa. Além dos contatos por telefone e correio eletrônico, a Câmara tem orientado os representantes das instituições também por meio de um grupo no WhatsApp.

A primeira fase da competição vai até o dia 19 de agosto e promove a interação com as redes sociais e reuniões plenárias da Câmara, além de enquetes virtuais. Até lá, os participantes podem pontuar ao interagirem com as redes sociais da Câmara, se inscrever no canal no YouTube, seguir ou curtir a página no Facebook ou o perfil no Instagram. Também pontua quem compartilhar pelo Facebook o vídeo de alguma das sessões plenárias ou de comissões. Para comprovar a interação e a pontuação ser computada é preciso enviar pelo WhatsApp (31) 3819-3288 ou e-mail (escoladolegislativo@pontenova.mg.leg.br).

Encerra-se também no dia 19 de agosto o prazo para entrega dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.

Até o final de agosto, durante as reuniões plenárias da segunda-feira, serão veiculadas frases ou símbolos, e os estudantes, com o apoio das famílias, deverão preencher o formulário específico disponibilizado no site da Gincana. Se o participante seguir todos as regras, ganhará um ponto por reunião.

Em novembro, haverá a avaliação e veiculação dos trabalhos nas redes sociais. E, em dezembro, será divulgada a classificação final e marcada a data para entrega da premiação aos ganhadores.

Todas as informações, etapas, prazos e regulamento das atividades previstas no edital estão reunidas no site da gincana.

A comissão de avaliação dos trabalhos e provas é composta por cidadãos de diversos segmentos ativos da cidade indicados pela Câmara e por instituições parceiras.

160 da Câmara de Ponte Nova

A Câmara de Ponte Nova completará os 160 anos de existência em 2022, pois em 28 de dezembro de 1862 foram eleitos os sete vereadores que compuseram a primeira legislatura.

Para comemorar, além da gincana foi criada uma identidade visual para as comemorações, a ser apresentada durante a solenidade de outorga do Diploma do Mérito Legislativo em 26 de agosto.

Também será organizada uma exposição itinerante com uma linha do tempo da história da Câmara e de Ponte Nova, exposições artísticas no Espaço Multiuso José Silva, publicações institucionais, eventos culturais em parceria com entidades locais e a produção de vídeos e material para redes sociais alusivos aos 160 anos da Câmara.

Nas sessões solenes, audiências públicas, documentos e atividades externas da Câmara constarão manifestações relacionadas à comemoração.