Começam os preparativos para a comemoração dos 160 anos do Legislativo de Ponte Nova

por Divisão de Comunicação — publicado 16/02/2022 17h25, última modificação 08/06/2022 13h36
Comissão organizadora reuniu-se nessa terça-feira (15), e a Gincana escolar “Sua Casa, Nossa Câmara!” é um dos eventos da programação

Registro da primeira reunião da comissão responsável por planejar as comemorações pelos 160 anos da Câmara | Imagem: Divisão de Comunicação/Câmara de Ponte Nova

O Poder Legislativo de Ponte Nova comemora, em 2022, 160 anos de sua instituição, considerando que a eleição dos primeiros vereadores ocorreu em 28 de dezembro de 1862. A Mesa Diretora da Câmara, por meio da Portaria nº 12/2022, adotou medidas para a comemoração.

Assinada pelo presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), a portaria estipula que no ano de 2022, em decorrência dos 160 anos de eleição da primeira Câmara Municipal, serão realizados eventos diversos no âmbito do Poder Legislativo. Nas sessões solenes, audiências públicas e atividades externas da Câmara devem constar manifestações relacionadas à comemoração.

Para planejamento, organização, direção e coordenação dos trabalhos de realização dos eventos comemorativos, foram designados os servidores Kamila Monteiro Magalhães, Maria Juliana de Freitas Gomes, Ricardo de Melo Costa Júnior, Ronaldo Fernandes Salomé e o vereador Wagner Gomides (PV). Presidida pela servidora Kamila, a comissão reuniu-se nessa terça-feira (15) para as primeiras deliberações.

Além da criação de uma identidade visual para as comemorações, ficou acertado que será organizada uma gincana, uma exposição itinerante, exposições artísticas no Espaço Multiuso José Silva, publicações institucionais, eventos culturais em parceria com entidades locais e a produção de vídeos alusivos aos 160 anos da Câmara de Ponte Nova e de material para redes sociais. A programação final será anunciada na medida em que forem definidos os eventos.

Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!”

Anunciada em reunião plenária pelo presidente Pracatá, a Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!” envolverá escolas do município nas comemorações pelos 160 anos da Câmara de Ponte Nova.

Poderão participar escolas públicas e privadas que ofereçam educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio e haverá também uma categoria especial para estudantes com deficiência. Haverá premiação para, até, 15 estudantes e 10 escolas, além de certificado para todos que participarem. A premiação total será de até R$ 50.000,00.

A nova atividade promovida pela Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova envolverá, por meio de ações educativas, todas as escolas de Ponte Nova que manifestarem interesse. O objetivo é valorizar a História de Ponte Nova e da Câmara Municipal, a cidadania e a Democracia e incentivar a participação popular nas rotinas do Poder Legislativo Municipal.

A comissão, de avaliação dos trabalhos e provas da gincana, será composta por cidadãos de diversos segmentos ativos da cidade indicados pela Câmara e por instituições convidadas.

O planejamento, organização e execução da gincana está à cargo de servidores da Escola do Legislativo, da Biblioteca Maria de Abreu, do Centro de Memória e do Arquivo da Câmara Municipal sob a coordenação do Agente Administrativo Educacional e Coordenador de Ensino da Escola do Legislativo, Ricardo de Melo Costa Júnior.

Também em reunião plenária, o vereador Wagner Gomides (PV), Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, agradeceu ao vereador Guto Malta (PT) por ter idealizado e sugerido a realização da gincana. Ele agradeceu também à Mesa Diretora por ter acatado a sugestão e pela liberação dos recursos necessários para a realização da gincana.

A divulgação do edital, com o regulamento e todos os detalhes, e o lançamento oficial da Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!” será no dia 26 de abril com previsão de término para dezembro de 2022.