Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!” terá participação de 16 escolas

por Mateus Pires publicado 12/07/2022 18h41, última modificação 12/07/2022 18h41
A atividade faz parte das comemorações pelos 160 anos da Câmara de Ponte Nova e premiará alunos e instituições de ensino

Foi publicado nessa segunda-feira (11), no site da Câmara de Ponte Nova, a relação final das instituições da educação básica do município que participarão da Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!”. São 16 escolas inscritas, entre públicas e privadas.

As escolas participantes são: Centro Municipal de Educação Infantil (CIMEI) Gaby Saltarelli de Almeida, CMEI Marcos Rodrigues Pereira, Escola Estadual Carlos Trivellato, Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Escola Municipal Doutor José Mariano, Escola Municipal João Guimarães, Escola Municipal Luiz Martins Soares Sobrinho, Escola Municipal Miquelina Martino Moreira dos Santos, Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, Escola Municipal Otávio Soares, Escola Municipal Padre Rafael Faraci, Escola Municipal Progresso, Escola Municipal Senador Miguel Lana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG – Campus Ponte Nova) e Instituto Montessori. No site da Câmara é possível consultar as categorias do concurso em que cada instituição participará.

Definida as instituições, agora é a vez dos alunos das escolas inscritas manifestarem o interesse em participar da competição, que é uma das ações de comemoração pelos 160 anos da Câmara de Ponte Nova. O prazo para que os estudantes façam a inscrição junto à escola termina nesta sexta-feira (15).

As escolas participantes receberão, nos próximos dias, as cartilhas “O Poder Legislativo” e “O Poder Legislativo na Escola”. Além dos contatos por telefone e correio eletrônico, a Câmara tem orientado os representantes das instituições também por meio de um grupo no WhatsApp.

Na última sexta-feira (8), diretores, supervisores e professores das instituições participaram de uma reunião virtual com o coordenador de ensino da Escola do Legislativo de Ponte Nova, servidor Ricardo de Melo, para sanar dúvidas quanto ao edital do concurso.

A Gincana

A intenção da Gincana é envolver, por meio de ações educativas, estudantes e escolas das redes pública e privada da educação básica do município para elaboração de produções artísticas e literárias que valorizem a história de Ponte Nova e da Câmara. O objetivo também é valorizar a cidadania e a democracia e incentivar a participação popular nas rotinas do Poder Legislativo Municipal.

Como estímulo financeiro, a Câmara disponibilizará aproximadamente R$ 50 mil reais em equipamentos que premiarão estudantes e escolas. No edital do concurso contam o regulamento, etapas, prazos e todas as informações. Haverá premiação para, até, 15 estudantes e 10 escolas, além de certificado para todos que participarem.

Todas as informações sobre a gincana estão reunidas no site da Câmara.

A Câmara de Ponte Nova completará os 160 anos de existência em 2022, pois em 28 de dezembro de 1862 foram eleitos os sete vereadores que compuseram a primeira legislatura.