Mais de 1,5 mil estudantes aderem a Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!”

por Mateus Pires publicado 28/07/2022 16h57, última modificação 28/07/2022 16h57
Estudantes e escolas de Ponte Nova concorrerão a prêmios oferecidos pela Câmara como parte das comemorações pelos 160 anos do Legislativo pontenovense

A Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara” terá a participação de 1.530 estudantes de 13 instituições de ensino de Ponte Nova. A relação final dos inscritos foi publicada no site da Câmara nessa terça-feira (26). A primeira fase da competição já teve início, conforme os prazos estabelecidos no edital do concurso.

Até o dia 19 de agosto, os participantes podem pontuar ao interagirem com as redes sociais da Câmara. Ganha pontos o estudante que se inscrever no canal da Câmara no YouTube, seguir ou curtir a página no Facebook ou perfil no Instagram da Câmara e, a partir da próxima semana, compartilhar pelo Facebook o vídeo de alguma das sessões plenárias ou de comissões. É preciso enviar pelo WhatsApp (31) 3819-3288 ou e-mail (escoladolegislativo@pontenova.mg.leg.br) da Escola do Legislativo um comprovante de interação para que a pontuação seja computada.

Em agosto, durante as reuniões plenárias dos dias 1º, 8, 15, 22 e 29, serão veiculadas frases ou símbolos, nos quais os estudantes, com o apoio das famílias, deverão preencher o formulário específico que será disponibilizado no site da Gincana. Os prazos para essa atividade também estão disponíveis no edital. Se o participante seguir todos as regras, ganhará um ponto por reunião.

As instituições participantes

Participarão da gincana os estudantes inscritos pelas seguintes instituições:

• Centro Municipal de Educação Infantil (CIMEI) Marcos Rodrigues Pereira;
  • Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira;
  • Escola Nossa Senhora Auxiliadora;
  • Escola Municipal Doutor José Mariano;
  • Escola Municipal João Guimarães;
  • Escola Municipal Luiz Martins Soares Sobrinho;
  • Escola Municipal Otávio Soares;
  • Escola Municipal Padre Rafael Faraci;
  • Escola Municipal Progresso;
  • Escola Municipal Senador Miguel Lana;
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG – Campus Ponte Nova);
  • Instituto Montessori.

Todas as instituições de ensino básico de Ponte Nova foram convidadas a participar.

A gincana

Com cinco categorias, a gincana é uma das atividades que estão sendo desenvolvidas em alusão aos 160 anos da Câmara em 2022. A intenção é envolver por meio de ações educativas, estudantes e escolas das redes pública e privada da educação básica do município para elaboração de produções artísticas e literárias que estimem a história de Ponte Nova e da Câmara. Também são objetivos valorizar a cidadania e a democracia e incentivar a participação popular nas rotinas do Poder Legislativo Municipal.

A Câmara disponibilizará aproximadamente R$ 50 mil reais em equipamentos de informática e audiovisual para a premiação estudantes e escolas. Haverá premiação para, até, 15 estudantes e 10 escolas, além de certificado para todos que participarem.

Todas as informações sobre a gincana estão reunidas no site da gincana.

A Câmara de Ponte Nova completará os 160 anos de existência em 2022, pois em 28 de dezembro de 1862 foram eleitos os sete vereadores que compuseram a primeira legislatura.