Vereador Zé Osório fala sobre mudanças nas regras da cesta básica dos servidores

por Imprensa — publicado 01/09/2021 17h55, última modificação 01/09/2021 18h01
Zé Osório abordou sobre os acordos firmados quando o benefício foi criado e disse que as alterações propostas para o fornecimento da cesta aos servidores com faltas justificadas são inconstitucionais

Na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (30), o vereador Zé Osório (PSB) abordou sobre o fornecimento da cesta básica aos servidores municipais pelo Poder Executivo. O comentário ocorreu por conta da derrubada do veto do prefeito ao projeto que garante o benefício aos servidores com faltas justificadas.

Ele se defendeu de comentários e da repercussão nas redes sociais por ter votado de forma favorável ao veto. “É só procurar nos anais da história minha como servidor público de 40 anos, de 30 anos, como presidente do sindicato que fui, que durante todos esses anos de vida pública eu sempre procurei defender e várias conquistas foram importantes”, destacou.

Osório justificou o voto favorável ao veto e disse que o Executivo vem melhorando as regras para o fornecimento da cesta. “Eu tive a minha opinião, que é apoiar o veto do prefeito. [...] Quando foi criada a cesta básica, foi feita uma assembleia, o sindicato concordou, o servidor público concordou com a forma que ia ser implantada a cesta básica na prefeitura. [...] Nesse tempo, nós conseguimos adequar esse decreto e, hoje, apenas temos esse embate em relação à questão do atestado médico”.

O parlamentar afirmou que respeita os votos dos colegas que se posicionaram contrários ao veto, mas ressaltou que o assunto deve ser discutido sem pressa. “Em menos de um mês se aprovou uma mudança num acordo que o sindicato até então durante um ano não reclamou de nada. [...] Temos decisão judicial já desse tipo de problema em outra cidade que foi julgada a inconstitucionalidade dessa alternativa”, frisou.

Segundo o vereador, o projeto aprovado pela Câmara não obriga a Prefeitura a fornecer a cesta aos servidores com faltas justificadas, apenas autoriza o ato. “O servidor público tem que ficar bem alerta e ciente, porque ele corre o risco de perder a cesta básica. É uma lei autorizativa, não é uma lei que obriga a prefeitura a dar. Foi um prêmio, foi um prêmio que a prefeitura deu ao servidor público”, falou.

“Não votei contra a cesta básica. Eu votei a favor de um veto de uma construção que foi feita junto com o servidor público e com o sindicato”, reafirmou.

O vídeo da participação do vereador Zé Osório na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.