Vereador volta a cobrar ações contra alagamentos na Francisco Vieira Martins
Por meio do requerimento nº 189/2025, do vereador Wellington Neim (PP), a Prefeitura apresentará dados à Câmara a respeito de medidas preventivas contra alagamentos na avenida Francisco Vieira Martins. O pedido de informações ao Executivo foi aprovado na reunião plenária dessa segunda-feira (17).
No documento, o parlamentar lembra que a avenida sofre, em períodos de chuva, com alagamentos recorrentes, que causam transtornos e prejuízos aos comerciantes e moradores. Como o município já havia informado que está realizando estudos topográficos e hídricos para solucionar o problema de drenagem, Neim considera importante adotar medidas preventivas, como melhorias na coleta de lixo, até que a solução definitiva seja implementada.
Durante a votação do requerimento, Neim propôs mudanças na coleta de lixo na região. “Eu sugiro que sejam criados planos de trabalho para os comerciantes. [...] As lojas fecham às 6, 7 horas, e o lixo é recolhido mais tarde. [...] Se eles segurarem o lixo até o último horário dentro das suas lojas, o lixo ainda fica exposto coisa de uma a duas horas. Então, ter exatamente um plano de trabalho que, se por um acaso for ter chuva nesse período, que o lixo nem seja colocado externamente, porque o lixo vai só caindo para o ralo e atrapalhando a saída de água”.
Por meio do requerimento, Neim quer saber se há previsão para antecipar a coleta de lixo na via, conforme orientações da Defesa Civil, e se existe possibilidade de instalação temporária de contêineres ou outro meio para armazenamento de lixo até o recolhimento.
O parlamentar também pergunta à Prefeitura se há um grupo de comunicação e campanhas educativas ou ações preventivas junto aos moradores e comerciantes sobre o descarte correto do lixo em dias de chuva. Por fim, o vereador indaga se há integração entre os setores responsáveis pela limpeza urbana e Defesa Civil visando à atuação coordenada para alertá-los.
Requerimento
O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.
O vídeo da reunião plenária de 17 de novembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.