Vereador quer mudar local de atendimentos do Sammdu durante obras na unidade

por Divisão de Comunicação* — publicado 27/10/2023 16h57, última modificação 27/10/2023 16h57
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) pediu a realocação dos atendimentos do Sammdu, pois os resíduos da obra prejudicam os pacientes e os colaboradores
Vereador quer mudar local de atendimentos do Sammdu durante obras na unidade

Dr. Wellerson Mayrink (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 23/10/2023

A obra de reforma e ampliação do prédio do Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (Sammdu) foi motivo de agradecimentos e críticas feitos pelo vereador Dr. Wellerson Mayrink. Durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (23), o parlamentar celebrou o início dos serviços na unidade, mas destacou a necessidade de mudar o local dos atendimentos.

“Todos vocês lembram que foi uma das primeiras demandas, quando eu entrei nesta Casa, em janeiro de 2021. [...] Um barulho intenso, poeira excessiva, o local ficou totalmente insalubre, sem condições de fazer a obra junto com todos nós colaboradores lá dentro. É uma falta de respeito muito grande para nós servidores da saúde [...] e muito mais uma falta de respeito para os pacientes, principalmente as crianças”.

Devido à situação, ele pediu o envio de uma Moção de Repúdio ao Executivo. “Quando planejou a obra do Sammdu, ele foi avisado. [...] Essa obra vai ser de seis meses a dez meses, não tem condições da gente continuar trabalhando lá dentro do Sammdu”.

O vereador sugeriu lugares para a continuação dos atendimentos do Sammdu, como o prédio onde funcionou o Centro de Referência Covid-19, escolas desativadas ou mesmo imóveis alugados temporariamente. “O que não pode é nós continuarmos lá dentro do Sammdu”.

Entrando no clima do Dia Municipal da Poesia (16 de novembro), o vereador Dr. Wellerson Mayrink recitou uma adaptação do poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, para abordar problemas do Município.

“No meio do caminho, tinham dois postes e uma família. No meio do caminho, tinha uma equipe de saúde. Nunca me esquecerei desse acontecimento na minha vida, das minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do meu caminho tinham dois postes e uma família. Nunca esquecerei que no Sammdu tem uma equipe de saúde trabalhando em um local insalubre. Só que ninguém pensou, ou melhor, a Prefeitura não planejou”.

O parlamentar explicou quais foram as metáforas utilizadas. “A primeira que eu falei é do Pachequinho, tinham dois postes de luz e uma família, que atrasaram o início da obra. E a segunda obra é do Sammdu”.

Agradecimento

Dr. Wellerson agradeceu ao secretário municipal de Obras as intervenções na rua Zito Alvarenga, bairro Antar Ville. “Olha que bacana. Eu queria agradecer ao secretário de Obras, o Saulo, por ter atendido minha demanda”.

O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.