Câmara e Alepon abrem inscrições para Oficinas de Arte Poética

por Divisão de Comunicação — publicado 19/10/2023 18h25, última modificação 19/10/2023 18h27
Até o dia 15 de novembro, estão abertas as inscrições para as Oficinas de Arte Poética, que acontecerão nos dias 16 e 17 de novembro, no Espaço Multiuso da Câmara

A Câmara de Ponte Nova, por meio da Biblioteca Maria de Abreu, em parceria com a Academia de Ciências e Letras de Ponte Nova (Alepon), oferecerá as Oficinas de Arte Poética, nos dias 16 e 17 de novembro, das 18h30 às 21h30, no Espaço Multiuso José Silva.

O objetivo é comemorar o Dia Municipal da Poesia (16 de novembro), estabelecido por meio da Lei Municipal nº 4.157/2017. E, assim, contribuir para desenvolver o gosto pela arte poética e o pensamento poético, possibilitar conhecimento sobre poemas minimalistas, na teoria e na prática, além de criar Aldravias e Quintas.

Até o dia 15 de novembro, toda pessoa com mais de 15 anos pode se inscrever, por meio de formulário disponível no site da Câmara. As vagas são limitadas, e a inscrição é gratuita.

A coordenação das oficinas será da escritora/poeta Maria Elizabeth Moreira Leite Iacomini (Beth Iacomini), atual presidente da Alepon, e contará com a participação e o suporte de outros confrades.

Durante os dois dias do evento, serão ministradas oficinas sobre as modalidades poéticas Aldravia e Quintas. Mas os conteúdos poderão sofrer alterações a critério dos ministradores do curso e de acordo com o interesse e as demandas dos participantes.

A equipe da Alepon organizou a dinâmica das Oficinas da seguinte forma:
Na abertura, haverá uma apresentação sobre a Alepon e, depois, uma dissertação sobre a “Importância da Poesia na Vida, na Escola, na Sociedade”. Na sequência, serão ministradas as “Modalidades Poéticas Minimalistas”, com abordagens no primeiro dia sobre Aldravia e, no segundo dia, sobre Quintas, com dinâmicas que vão discutir teoria, prática e elaboração pelos participantes. Na conclusão, revisão e leitura dos poemas feitos durante as oficinas. O certificado de participação será enviado para o e-mail do participante cadastrado no momento da inscrição.

Os seguintes acadêmicos da Alepon atuarão como oficineiros: Ester Alves Trindade, José Camilo Filho, Maria Catarina Reis Fois, Maria das Graças Bigon, Maria Elizabeth Moreira Leite Iacomini e Wilma Maria Quintiliano.

A servidora da Câmara, Maria Aparecida Lima, bibliotecária responsável pela Biblioteca Maria de Abreu, é uma das organizadoras/idealizadoras das Oficinas e atuará na divulgação, inscrição de interessados e no suporte aos acadêmicos e aos participantes do curso.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (31) 3819-3250 e e-mail .

Dia Municipal da Poesia

O Dia Municipal da Poesia foi instituído por meio da Lei Municipal nº 4.157/2017, após aprovação de Projeto de Lei de iniciativa do então vereador Leonardo Nascimento Moreira.

Sancionada pelo prefeito Wagner Mol Guimarães, a lei instituiu como o Dia Municipal da Poesia o dia 16 de novembro de cada ano em homenagem à poeta e escritora pontenovense Laene Teixeira Mucci, nascida nessa data.

A lei determina que, anualmente, na semana que inclui o dia 16 de novembro, as entidades da administração direta e indireta promoverão encontros, recitais, concursos, palestras e outras formas de manifestações artísticas e literárias para disseminação e conhecimento da arte da poesia.