Vereador critica falta de recolhimento de animais de rua pela Semam

por Divisão de Comunicação* — publicado 22/11/2023 18h34, última modificação 22/11/2023 18h34
Emerson Carvalho (PTB) apresentou dados e alegou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) não promove campanha de adoção de animais. Ele criticou a falta de limpeza urbana e falou sobre a poda de árvores no Município
Vereador critica falta de recolhimento de animais de rua pela Semam

Vereador Emerson Carvalho (PTB) durante o uso da Palavra Livre do dia 20/11/2023

O não recolhimento de animais de rua por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) foi criticada pelo vereador Emerson Carvalho na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (20). Ele apresentou alguns dados da Semam sobre os animais de rua, solicitados por meio de um Requerimento.

“Animais resgatados, 269 para uma cidade do tamanho de Ponte Nova, com a quantidade de cachorros que tem, 269, isso não é nada. [...] Animais eutanasiados, sete animais, animais vermifugados, 261. [...] Animais adotados, 12 animais adotados. Mas pera aí, cadê as campanhas de adoção de animais? [...] Não tem”.

A logística de atendimento aos animais em dias de semana, à noite e aos finais de semana foi criticada por Emerson. “Isso é um absurdo. Passa de 4 horas da tarde ninguém atende mais animal naquela secretaria. Final de semana, se acontecer qualquer coisa com maus-tratos aí, não tem, não tem atendimento. Isso é uma vergonha!”.

Poda de árvores

O vereador comentou sobre a poda de árvores no Município. Ele falou sobre a situação da rua Presidente Antônio Carlos, bairro Primeiro de Maio.

“Responderam-me que essas árvores aí foram podadas. Mas eu passo ali todos os dias, eu nunca vi essas árvores podadas. As árvores estão entrando pela casa dos outros a fora”.

Ainda sobre a poda de árvores, o parlamentar disse que quando pede informações é comunicado que o serviço foi realizado. “Eles falam que aí já foi feita a poda. Olha lá como está a árvore aí. Entrando para a janela da pessoa, [...] no fio, para dentro da casa”.

Emerson também falou que ocorreu a mesma situação da poda incompleta de árvores próximo ao ponto de táxi de Palmeiras. “Eles falaram que essas árvores foram podadas. Eu não consigo acreditar, [...] cortaram duas árvores no meio lá e falou que podou as árvores”.

Limpeza

O parlamentar comentou sobre a limpeza urbana em alguns pontos do Município, como na avenida Francisco Vieira Martins, bairro Palmeirense. “Tem alguns pontos aqui em Ponte Nova que a gente pede limpeza e eles falam que não é a Prefeitura que deve fazer a limpeza, não. Quero saber quem que faz, então!”.

Servidores

Emerson fez pontuações sobre sua fala na Reunião Plenária do dia 13 deste mês sobre os servidores. “Eu falei dos servidores gente, mas eu quero dizer e deixar bem claro que eu falei dos que não trabalham. Então os que trabalham estão suaves. Agora os que não trabalham aí que se sentem mais incomodados ainda”.

O vídeo da participação do vereador Emerson Carvalho na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.