Última etapa da Gincana da Câmara mobiliza participantes nas redes sociais

por Mateus Pires publicado 21/11/2023 18h30, última modificação 28/11/2023 15h38
Até quinta-feira (23), as curtidas e reações às produções artísticas dos participantes publicadas no Facebook da Câmara somarão pontos ao Concurso, que tem mais de 3,5 mil inscritos

Os últimos pontos a serem distribuídos na “Gincana Sua Casa, Nossa Câmara!” 2023 já estão sendo disputados de forma online pelos participantes. As 40 produções artísticas selecionadas para a última etapa do concurso estão publicadas no Facebook da Câmara, e a quantidade de curtidas ou outras reações é que determina os classificados desta fase.

Os trabalhos foram publicados na página da Câmara no Facebook durante a tarde dessa segunda-feira (20), e o prazo para curtir ou reagir às postagens vence às 17h desta quinta-feira (23). A mobilização dos participantes e seus apoiadores já resulta em muitas reações (há postagens com centenas de reações). Vale lembrar que apenas as reações às publicações individuais é que valem para a competição.

Separadas em sete categorias, as produções reúnem redações, desenhos e ilustrações sobre a Câmara, o Legislativo e Ponte Nova. Os trabalhos publicados foram selecionados para esta fase pela Comissão Avaliadora do Concurso. Os links para acessar a publicação de cada produção na página do Facebook da Câmara está disponível aqui.

De acordo com o edital da Gincana, os pontos serão distribuídos em cada categoria da seguinte forma: 10 pontos para o que tiver mais reações; oito pontos para o segundo; seis pontos para o terceiro; quatro pontos para o quarto; e dois pontos para o quinto. Essa pontuação se somará aos demais pontos alcançados pelos estudantes nas etapas anteriores.

Antes de chegar à fase final, os participantes tiveram que interagir com as redes sociais da Câmara, acompanhar as reuniões plenárias e responder a formulários e a enquetes virtuais (sobre a Câmara Municipal; Funções dos vereadores; Poder Legislativo; História de Ponte Nova e da Câmara Municipal; e Projetos da Escola do Legislativo), além de desenvolver os trabalhos artísticos e literários nas escolas.

A previsão é que em dezembro seja divulgada a classificação final, que contabiliza os pontos de todas as outras etapas. A sessão de encerramento desta edição e de entrega da premiação aos ganhadores está agendada para o dia 20 de dezembro.

A Gincana

A “Gincana Sua Casa, Nossa Câmara!” 2023 teve número recorde de estudantes e orientadores inscritos: 3.509 participantes. Divididos em oito categorias, que incluem desde o Ensino Infantil ao Ensino Médio, das escolas públicas e privadas, além dos estudantes com deficiência, eles representam 18 instituições de ensino do Município.

Os estudantes vencedores receberão como prêmio um notebook, e os participantes classificados em 2º e 3º lugares em cada modalidade receberão um tablet.

As escolas também serão premiadas. Em cada categoria de estudantes, as sete que tiverem o maior somatório das notas na classificação final receberão um projetor e uma caixa de som.

Já as cinco escolas que tiverem o maior somatório das notas dos estudantes matriculados na instituição na classificação final, somando-se todas as categorias, receberão equipamentos de informática, áudio ou multimídia.

Além disso, os seis profissionais orientadores que somarem maior pontuação receberão prêmio em dinheiro, de acordo com a classificação, que varia entre R$ 500,00 a R$ 1.300,00.

A gincana é coordenada pela Escola do Legislativo da Câmara e busca envolver os estudantes e as escolas de Ponte Nova, por meio de ações educativas e produções artísticas e literárias que valorizam a história do Município e do Legislativo, além da cidadania, da democracia e o incentivo à participação popular. A primeira edição foi realizada em 2022 em comemoração aos 160 anos da Câmara.

No site da Câmara é possível acompanhar todas as informações sobre a Gincana.