Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!” 2023 tem número recorde de inscritos

por Rachel Monteiro publicado 25/08/2023 17h15, última modificação 26/08/2023 11h28
O número de inscritos na Gincana “Sua Casa Nossa Câmara!” 2023 será de 3.509 participantes. A premiação estimada neste ano é de R$ 80 mil
Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!” 2023 tem número recorde de inscritos

Alunos da Escola Municipal Miquelina Moreira dos Santos em visita à Câmara

A edição deste ano da Gincana “Sua Casa Nossa Câmara!” terá número recorde de estudantes e orientadores participantes, totalizando um aumento de 115% em relação aos inscritos do ano passado. Eles concorrerão a prêmios com valor aproximado a 80 mil.

Serão 3.509 participantes divididos em oito categorias, que abrangem desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, das escolas públicas e privadas, além dos estudantes com deficiência de qualquer nível de ensino e dos respectivos orientadores.

A categoria Educação Infantil terá 770 participantes com 11 escolas representadas; 1.158 na categoria Fundamental 1 (1º ao 3º ano), com 11 escolas representadas; 727 na categoria Fundamental 2 (4º e 5º anos), com 10 escolas representadas; 386 na categoria Fundamental 3 (6º e 7º anos), com seis escolas representadas; 284 na categoria Fundamental 4 (8º e 9º anos), com seis escolas representadas; além de 115 estudantes do Ensino Médio, com quatro escolas representadas, e 125 estudantes com deficiência, de 17 escolas. Serão também 208 profissionais orientadores das 18 escolas inscritas. O somatório das categorias supera o total de inscritos, uma vez que estudantes com deficiência podem participar de mais de uma categoria, além da categoria especial.

A lista completa dos estudantes, de cada orientador, das escolas inscritas; bem como os detalhes da premiação, estão disponíveis no site da Câmara.

Visitas das Escolas

Os estudantes das escolas participantes estão convidados a visitar a Câmara para conhecer a sede do Legislativo, a história de Ponte Nova e da Câmara Municipal, bem como a função dos vereadores. O intuito de tais visitas é aprimorar o conhecimento dos estudantes a respeito do funcionamento do Poder Legislativo, inspirando assim o desenvolvimento das atividades artísticas e literárias que serão realizadas pelos alunos participantes da Gincana.

Nessa semana, a Câmara recebeu a visita dos estudantes de duas turmas da Educação Infantil da Escola Municipal Miquelina Moreira dos Santos.

As escolas interessadas podem agendar as visitas pelo email da Escola do Legislativo: escoladolegislativo@pontenova.mg.leg.br  e também pelo WhastApp 3138193288.

“Sua Casa Nossa Câmara!”

Instituída em 2022, em alusão aos 160 anos da Câmara de Ponte Nova, a Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!” tem como intuito aproximar os estudantes do Município ao Poder Legislativo, por meio de atividades que ensinem a importância do exercício da cidadania.

Premiação

Os estudantes vencedores receberão como prêmio um notebook e os participantes classificados em 2º e 3º lugares em cada modalidade receberão um tablet.

As escolas também serão premiadas. Em cada categoria de estudantes, as sete que tiverem o maior somatório das notas na classificação final receberão um projetor e uma caixa de som.

Já as cinco escolas que tiverem o maior somatório das notas dos estudantes matriculados na instituição na classificação final, somando-se todas as categorias, receberão equipamentos de informática, áudio ou multimídia.

Além disso, os seis profissionais orientadores que somarem maior pontuação receberão prêmio em dinheiro, de acordo com a classificação, que varia entre R$ 500,00 a R$ 1.300,00.