Estudantes podem se inscrever para Gincana da Câmara até 10 de agosto

por Mateus Pires publicado 02/08/2023 12h41, última modificação 02/08/2023 12h41
Participantes, escolas e colaboradores concorrem a equipamentos de informática e de áudio, além de prêmios em dinheiro; saiba como se inscrever

Os estudantes das escolas participantes da Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!” retornam às aulas nesta semana e já poderão se inscrever para a competição. Até 10 de agosto, os interessados devem procurar os orientadores do concurso nas instituições, responsáveis pela matrícula dos alunos na disputa, para aderirem à Gincana.

De acordo com a relação parcial das escolas inscritas, 17 instituições do Município manifestaram interesse em participar da Gincana, que neste ano chega a sua segunda edição, após a participação de mais de 1,5 mil estudantes na primeira.

Na quarta-feira (2), termina o prazo para apresentação de recursos relacionados às inscrições das escolas. A lista das instituições com inscrições deferidas será publicada na sexta-feira (4), no site da Gincana, após reunião da comissão organizadora que avaliará eventuais recursos.

Reunião

Já na próxima segunda-feira (7), a Escola do Legislativo, que coordena as ações da Gincana, promoverá reunião com os representantes das escolas inscritas. O encontro será às 14 horas e a ideia é discutir e apresentar o plano de atividades da competição, bem como tirar dúvidas.

A Gincana

A Gincana “Sua Casa, Nossa Câmara!” foi instituída em 2022, em alusão aos 160 anos da Câmara de Ponte Nova, e tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do Município uma experiência mais próxima do Poder Legislativo, por meio de atividades que ensinam a importância do exercício da cidadania. Os participantes concorrem a prêmios, que em 2023 estão estimados em R$ 80 mil.

Na edição deste ano, o concurso terá oito categorias para participação de estudantes e colaboradores:

• Categoria Educação Infantil: estudantes matriculados na Educação Infantil, com até sete anos de idade;
  • Categoria Ensino Fundamental 1: estudantes matriculados do 1° até o 3° ano do Ensino Fundamental, ou da educação infantil, com idade até 10 anos;
  • Categoria Ensino Fundamental 2: estudantes matriculados do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental, ou do ensino fundamental 1, com idade até 12 anos;
  • Categoria Ensino Fundamental 3: estudantes matriculados do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental, ou do ensino fundamental 2, com idade até 14 anos;
  • Categoria Ensino Fundamental 4: estudantes matriculados do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental, ou do ensino fundamental 3, com idade até 16 anos;
  • Categoria Ensino Médio: estudantes matriculados no Ensino Médio, ou de qualquer faixa de ensino fundamental, com idade até 19 anos;
  • Categoria Estudantes com Deficiência: estudantes com deficiência de qualquer nível de ensino, no qual poderão optar por apresentarem qualquer uma das categorias;
  • Categoria Profissional Orientador: destinado a premiar os profissionais indicados como orientadores de estudantes.

O edital ainda prevê que todas as escolas inscritas deverão indicar ao menos um estudante na categoria Estudantes com Deficiência, adotando medidas de apoio e estímulo para garantir sua participação em todas as fases do concurso.

Prêmios

Os estudantes vencedores das sete categorias/modalidades receberão como prêmio um notebook; os participantes classificados em 2º e 3º lugares em cada modalidade receberão um tablet.

Em cada categoria de estudantes, as sete escolas que tiverem o maior somatório das notas na classificação final receberão um projetor e uma caixa de som.

As cinco escolas que tiverem o maior somatório das notas dos estudantes matriculados na instituição na classificação final, somando-se todas as categorias, receberão equipamentos de informática, áudio ou multimídia.

Os seis profissionais orientadores que somarem maior pontuação receberão prêmio em dinheiro, de acordo com a classificação, que varia entre R$ 500,00 a R$ 1.300,00

Todos os detalhes das etapas da Gincana e da premiação estão disponíveis no site da Câmara.