Presidente da Comissão de Obras aponta falta de transparência da Prefeitura

por Divisão de Comunicação — publicado 11/07/2023 18h15, última modificação 06/11/2023 13h16
Documento preliminar lido pelo vereador Zé Roberto Júnior (Rede) relata dificuldades na obtenção de informações do Executivo e propõe contratação de uma empresa que faça análise especializada de documentos referentes às obras
Presidente da Comissão de Obras aponta falta de transparência da Prefeitura

Zé Roberto Júnior (Rede) na Reunião Extraordinária do último dia 6

Lido na última Reunião Plenária, no dia 6 de julho, o relatório preliminar do presidente da Comissão Especial de Obras Públicas (CEOP) menciona, em diversos trechos, dificuldades impostas pela Prefeitura no fornecimento de informações ao grupo. No documento, ele ainda propõe a contratação de empresa especializada para análise das documentações obtidas até o momento.

O relatório preliminar tem 13 páginas e é assinado pelo presidente da CEOP, Zé Roberto Júnior (Rede). O documento é correspondente às ações realizadas pelo grupo até o mês de maio e diz respeito a nove obras no Município.

As obras que constam no relatório são: 1) cobertura da quadra do bairro Novo Horizonte; 2) muro de contenção de gabião na rua Coronel Emílio Martins, no bairro de Fátima; 3) obra na rua Francisco Abrantes Fortuna, bairro Santo Antônio; 4) operação tapa-buracos no bairro Anna Florência e recapeamento asfáltico; 5) obra de recuperação de via na rua Bom Jesus, no bairro de Fátima; 6) construção do Centro Municipal de Esporte e Lazer, no bairro Triângulo; 7) a usina de asfalto do município; 8) a reconstrução da rua Marcos Giardini, no bairro Copacabana; 9) obra da rua Nair Augusta Pires, na Vila Oliveira.

Além da falta de respostas por parte do Executivo em alguns casos, o presidente ainda cita no relatório que a Prefeitura não foi objetiva em fornecer as informações solicitadas. “A falta de transparência, documentação e cronograma apresentados na resposta oficial revela uma postura insatisfatória por parte do órgão municipal”, frisou.

“A obtenção dessas informações e documentos é essencial para garantir a transparência na gestão pública, assegurar a correta aplicação dos recursos e permitir uma avaliação precisa dos resultados obtidos com a obra realizada”, cita o relatório. Zé Roberto salienta que tais informações são essenciais para fornecer um relatório completo sobre a resposta do Executivo em relação às obras.

Empresa a ser contratada

Diante da complexidade das obras, Zé Roberto solicitou a contratação de empresa especializada para fazer a análise de documentos obtidos pela Comissão até o momento. “Com uma equipe qualificada, teremos condições de conduzir as análises de forma mais precisa e eficaz, garantindo assim um melhor acompanhamento dos projetos em questão. Isso certamente trará benefícios para a execução das obras, bem como para a satisfação da população, que anseia por resultados tangíveis e de qualidade”, concluiu.

Após a leitura do relatório, o presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), autorizou a contratação da empresa para auditoria dos documentos referentes às obras especificadas. A Divisão Administrativa da Câmara já deu início aos procedimentos para viabilizar a contratação da empresa.

O vídeo em que consta a leitura do relatório feita pelo vereador Zé Roberto está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

A comissão 

A CEOP foi instituída em março e é composta também pelos vereadores Aninha de Fizica (PSB) e Sérgio Ferrugem (Republicanos) e tem o prazo de 180 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogado.

O grupo pode requisitar informações, promover audiências, realizar diligências, sugerir ações e medidas, receber denúncias e reclamações, além de acompanhar em caráter preventivo e concomitante a execução das obras e serviços de engenharia realizados pelo município.