Câmara aprova PL que altera Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos do Magistério

por Rachel Monteiro publicado 12/09/2025 18h05, última modificação 12/09/2025 20h26
O PLCS nº 4.126/2025, do Executivo, veda a designação de professores efetivos, por meio do instituto da “extensão”, sem prévia aprovação em processo seletivo, para exercer função de professor de apoio

Os vereadores presentes na reunião plenária dessa quinta-feira (11) aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar Substitutivo (PLCS) nº 4.126/2025. De autoria da Prefeitura, a matéria revoga e altera dispositivos da Lei Complementar nº 4.763, de 5 de abril de 2024, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais do Magistério da Rede Pública Municipal de Ensino de Ponte Nova. Para começar a valer, o projeto precisa ser sancionado pelo prefeito, Dr. Milton Irias (Avante).

O PLCS veda a designação de professores efetivos, por meio do instituto da “extensão”, sem prévia aprovação em processo seletivo, para o exercício da função pública de professor de apoio.

Além disso, considerando tratar-se de função pública ocupada por servidores contratados, o texto também propõe a exclusão de artigos referentes à função de professor de apoio do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais do Magistério, que passa a ser disciplinada por leis específicas.

A proposta foi objeto de Consulta Pública para que qualquer interessado pudesse se manifestar. Além disso, foi debatida em Audiência Pública para que a discussão a respeito do assunto junto à sociedade, aos servidores da educação e ao poder público fosse ampliado.

Para que fosse discutido e votado em plenário por todos os vereadores, o projeto foi analisado pelas Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), de Orçamento e Tomada de Contas (COTC) e de Serviços Públicos Municipais (CSPM). Os três grupos deram parecer favorável à proposta.

O vídeo da reunião plenária de 11 de setembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: , , ,