“Estão mentindo e omitindo”: vereador rebate Semam sobre problemas em nascente

por Divisão de Comunicação* — publicado 20/09/2023 18h15, última modificação 20/09/2023 18h15
Desde a Reunião Plenária do dia 21 de agosto, Juquinha Santiago (Avante) vem cobrando soluções para o assoreamento de uma nascente na comunidade rural do Vale Azul
“Estão mentindo e omitindo”: vereador rebate Semam sobre problemas em nascente

Juquinha Santiago (Avante) durante o uso da Palavra Livre do dia 18/09/2023

O vereador Juquinha Santiago utilizou a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (18) para reafirmar a necessidade de providências quanto ao assoreamento de uma nascente na comunidade rural do Vale Azul. “Eu não vou me omitir diante dessa situação tão grave”, frisou.

A resposta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) sobre esse assunto foi repudiada pelo parlamentar. “É um absurdo uma resposta dessa, diante de uma situação tão grave dessa. Quero que ela fique sabendo, com sua equipe, por que eles estão mentindo e omitindo diante de uma situação dessas?”, questiona o parlamentar.

Durante o discurso, o parlamentar reafirmou que no local em questão existe uma nascente, que está em processo de assoreamento em função das atividades agrícolas de uma usina de processamento de cana de açúcar. “Dizer a essa secretária [de Meio Ambiente] que tem 40 anos que eu moro ali, a metade da minha vida eu vivi e estou vivendo ali, pessoas antes de mim já passavam por ali para tomar sua água na folha de banana, na folha de inhame. Até que ela me prove o contrário, ali é uma nascente, sim”.

Desde as reuniões dos dias 21 e 28 de agosto, o parlamentar vem cobrando soluções quanto ao problema.

Novo Horizonte

Juquinha solicitou que a Semam tome providências quanto à limpeza na rua Manoel Mayrink Neto, localizada no bairro Novo Horizonte. “Não está tendo limpeza em certas comunidades. É lixo espalhado para todo lado, faltando varredor de rua. Então que venha tomar as providências, secretária, imediatamente, porque o povo não suporta mais o mau cheiro, contêiner cheio de lixo. É muito sério isso”.

Emenda Impositiva

O parlamentar informou sobre os repasses da Emenda Impositiva 2024, recurso de R$ 186 mil do orçamento do Município com destinação definida pelos parlamentares. Ele enviará R$ 93 mil para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). “Uma parte, nós vereadores da base, nós seis da base aqui, com muito orgulho que eu digo isso, nós achamos de grande valia a compra de uma ambulância, uma Doblô, 44 cirurgias de catarata e 400 ultrassons”, explicou.

Ele destinará também R$ 93 mil para que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru) possa construir fossas sépticas na comunidade de Laje do Piranga. “Vão ser construídas essas fossas lá na comunidade Laje do Piranga, que, repito, vai ser de grande valia, de grande importância para aquele povo”.

O vídeo da participação do vereador Juquinha Santiago na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.