Vereador cobra providências da Semam quanto a assoreamento de curso d’água

por Divisão de Comunicação* — publicado 23/08/2023 18h28, última modificação 23/08/2023 18h28
Juquinha Santiago (Avante), membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA), relatou problemas em um curso d’água na região do Vale Azul devido a atividade agrícola de uma usina
Vereador cobra providências da Semam quanto a assoreamento de curso d’água

Juquinha Santiago (Avante) durante a Palavra Livre do dia 21/08/2023 e a imagem do assoreamento na comunidade do Vale Azul

Em um discurso carregado de críticas à falta de ações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), o vereador Juquinha Santiago (Avante) cobrou providências quanto ao assoreamento de um curso d’água na comunidade rural do Vale Azul. O parlamentar explicou que a situação é consequência da atividade agrícola de uma usina e ressaltou que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) prevê a realização de medidas para evitar o problema, mas não tem sido cumprido.

“É o cúmulo do absurdo isso aí. [...] Vocês podem observar que essa nascente, ela estava aí coberta por terra, por erosão que está descendo”, disse ao mostrar no telão do Plenário imagens sobre o assunto.

Juquinha relatou dificuldades de diálogo com a Semam para tratar sobre o problema e destacou que a Prefeitura tem assumido responsabilidades que seriam da empresa. “Na sexta-feira, eu mandei áudio para a secretária, liguei, não me atendeu, até hoje nenhuma satisfação me deu. [...] O prefeito está corrigindo a obrigação de outro, da empresa, isso não é obrigação nossa. O tempo que nós estamos perdendo aí, [...] nós poderíamos estar pra frente fazendo outras melhorias das estradas”.

Relatório

O vereador reiterou o pedido à Semam para o envio do relatório sobre construção de bacias de contenção nas comunidades rurais de Lagoa Seca, Vale Azul e adjacências. “No dia 3 de julho, foi encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente um ofício pedindo um relatório de todas as bacias de contenção feitas nas comunidades de Lagoa Seca, Vale Azul e adjacências. Até hoje nós não tivemos resposta nenhuma. [...] Eu acho isso um absurdo”, avaliou.

Anna Florência

A poda de árvores numa via do bairro Anna Florência foi cobrada novamente por Juquinha. “E se descer um angico desse aí. [...] É uma rede de alta tensão que passa aí e todo trânsito da comunidade passa por aí”, justificou.

Agradecimento

Juquinha agradeceu ao Executivo pela sinalização de início do asfaltamento das ruas Bom Jesus e Guarapiranga, localizadas respectivamente nos bairros Fátima e Guarapiranga. “Vai se iniciar o asfalto no início de setembro. Estou autorizado por ele [Wagner Mol - prefeito] a dizer isso daqui na Palavra Livre”.

Ele também agradeceu pelo asfaltamento no bairro Anna Florência.

O vídeo da participação do vereador Juquinha Santiago na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido com contribuições da estagiária Melissa Castro