Vereador chama Semam para esclarecer sobre assoreamento de nascente

por Divisão de Comunicação* — publicado 30/08/2023 16h40, última modificação 30/08/2023 16h49
Juquinha Santiago (Avante), membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA), afirmou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) está sendo omissa diante de assoreamento de nascente no Vale Azul
Vereador chama Semam para esclarecer sobre assoreamento de nascente

Juquinha Santiago (Avante) durante a Palavra Livre dessa segunda-feira (28)

Na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (28), o vereador Juquinha Santiago pediu que a Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) da Câmara se reúna com representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) e da Usina Jatiboca para discutir sobre o assoreamento de uma nascente na comunidade rural do Vale Azul.

A situação já havia sido abordada pelo parlamentar na sessão da semana passada, quando também explicou que o assoreamento é causado pelas atividades agrícolas da usina. Na reunião dessa segunda, ele também apresentou imagens do problema.

“Existe uma nascente aí. Observa aí nessa bananeira, próximo a uma área de APP. [...] Nós começamos a retirar esse material aí, [...] quando a retro [retroescavadeira] desce a caçamba aí, olha como que a água começa flutuar. Nós tiramos aí, mais ou menos, uns 33 caminhões de terra”, conta o vereador.

O parlamentar lembrou que o problema é tema de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Município e a empresa, avaliou que a Semam tem sido omissa em solucionar a situação e criticou a vistoria da secretária de Meio Ambiente no local sem que ele fosse comunicado.

“O que está acontecendo? Por que estão se omitindo diante de uma situação tão grave dessa em cima de uma área de APP? Está assoreando tudo! Esse dever, essa obrigação, não é nosso do poder público, não. É da empresa. [...] É dever e obrigação deles. Tem um TAC, esse TAC o qual já está até vencido. Já é a segunda vez que acontece isso, que a excelentíssima secretária, com sua equipe, [...] ela vai nas costas, não me falou nada, e depois vem me dizer que aí não existe uma nascente, que isso é água da barraginha de chuva”.

O parlamentar disse que a água é um patrimônio da humanidade e por isso esse assunto deve ser tratado com cautela.

O vídeo da participação do vereador Juquinha Santiago na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: ,