Vereadora critica lentidão no fornecimento de dieta enteral e sugere solução

por Divisão de Comunicação* — publicado 03/05/2023 17h15, última modificação 03/05/2023 17h15
Suellenn Fisioterapeuta (PV) propôs uma reunião entre o Hospital Arnaldo Gavazza e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para um acordo sobre a liberação da dieta enteral
Vereadora critica lentidão no fornecimento de dieta enteral e sugere solução

Suellenn Fisioterapeuta (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 02/05/2023

A dieta enteral é uma forma de alimentação que se dá por meio de sonda. Na Reunião Plenária dessa terça-feira (2), a vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) criticou o Executivo pela falta de planejamento na distribuição do recurso. Segundo ela, a liberação do alimento especial é lenta, em Ponte Nova. “O paciente continua internado, ocupando um leito, por falta da liberação da dieta”.

O aumento nos gastos devido à ocupação de leitos por pacientes que poderiam finalizar o tratamento em casa foi abordado pela vereadora. “Aumentando o gasto do hospital, aumentando a ocupação de leito, por causa de uma simples liberação de dieta enteral”.

A vereadora sugeriu que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) se reúna com a coordenação da clínica médica do Hospital Arnaldo Gavazza para que uma solução seja encontrada. “Para tentar dar mais celeridade nessa liberação. Porque os outros municípios, quando entram em contato para liberar a dieta, falando que o paciente está de alta, a dieta é liberada imediatamente”, salienta a vereadora.

Suellenn disse que essa dificuldade no acesso à dieta enteral não acontece em outros municípios. “Procurei saber em outros municípios, acontece só aqui em Ponte Nova”.

Boas-vindas

Suellen deu boas-vindas à nova vereadora, Marilda (PSB), que tomou posse na quinta-feira (27) após o ex-vereador Zé Osório (PSB) se licenciar para assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru).

“Desejar que seja um mandato de excelência, a conheço há bastante tempo, sei da bondade, do coração, da pessoa humilde e guerreira que ela é. Coloco-me à disposição para ajudar no que for preciso”.

O vídeo da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.