Vereadora critica falta de apoio da Prefeitura em eventos LGBTQIAP+

por Mateus Pires publicado 27/09/2022 17h55, última modificação 27/09/2022 17h55
Suellenn Fisioterapeuta (PV) cobrou do Executivo mais empenho e assistência nas ações realizadas pela comunidade LGBTQIAP+ no município
Vereadora critica falta de apoio da Prefeitura em eventos LGBTQIAP+

Suellenn Fisioterapeuta (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 26/09/2022

A vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) avaliou que a Prefeitura não apoiou como deveria os eventos realizados pela comunidade LGBTQIAP+ no município, durante a semana passada. Em participação na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (26), ela criticou a postura do Poder Executivo.

Suellenn contou que no último dia 19 foi iniciada a Semana do Orgulho LGBTQIAP+ de Ponte Nova, com a posse dos membros da nova comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ponte Nova, a Comissão de Diversidade. Ela destacou que na solenidade de posse não havia nenhum representante da Prefeitura.

“Teve uma representatividade na OAB de extrema importância, na qual a gente fica triste que ninguém do Poder Executivo estava presente. Como sempre, a classe, a comunidade ela sofre de preconceitos e falta de apoio”, lamentou a vereadora.

Já no último sábado (24), quando houve a 11ª Parada do Orgulho LGBTQIAP+, Suellenn também observou que o apoio da Prefeitura foi aquém do necessário.

“Infelizmente, também, a Prefeitura deu apoio de palco, de som, mas o apoio em si físico, faltaram várias coisas, temos várias coisas a serem melhoradas. Então, eu peço que a Prefeitura entre em contato com o novo movimento de Ponte Nova, [...] que debate essas questões, que tente melhorar, porque a gente precisa, precisa, respeitar as pessoas”, defendeu.

Tramitação de projetos

A atuação parlamentar durante a tramitação dos Projetos de Lei na Câmara também foi tema de manifestação da vereadora. Ela desmentiu a narrativa de que as matérias estão sendo travadas no Legislativo. “Claro que nós não estamos travando os projetos. O Executivo manda projeto aqui nesta casa – já falei algumas vezes na Palavra Livre – incompletos, faltando informações, faltando planilhas, faltando orçamentos. E nós, como vereadores, temos que questionar, temos que fiscalizar”, justificou.

Ela chamou a atenção para o fato de que muitos Projetos de Lei da Prefeitura necessitam de um substitutivo, justamente pela falta de detalhes e aprimoramentos que são necessários. Suellenn exemplificou a situação ao citar o Projeto de Lei Complementar Substitutivo nº 3.903/2022, que estabelece diretrizes quanto às delimitações das áreas não edificáveis e áreas de preservação permanente, localizadas às margens dos corpos d’água, em Área Urbana Consolidada.

“É uma discussão ampla, já tem bastante tempo, nós sabemos da necessidade, mas nós não vamos votar um projeto no qual, posteriormente, pode prejudicar as pessoas”, frisou.

Suellenn defendeu a atuação dos parlamentares no aprimoramento das matérias legislativas propostas pela Prefeitura. “O prefeito pode ter sim projetos bons e ideias boas, mas não quer dizer que ele está correto a todo momento. Nós estamos aqui é para discutir e para lutar. Inclusive, lutei e o Tribunal de Justiça deu constitucional o meu projeto de reserva de vagas no município. Nós estamos aqui para discutir, colocar emendas, melhorar os projetos. Nós também não somos donos da verdade, mas temos direito a democracia”, finalizou.

Libras

A parlamentar também parabenizou a Câmara pelo serviço de interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) das sessões plenárias, que passou a ser ofertado a partir dessa segunda-feira (26).

O vídeo da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.