Vereador volta a criticar Demutran e questiona sobre fiscalização de eventos

por Divisão de Comunicação* — publicado 27/09/2023 16h55, última modificação 27/09/2023 18h23
Emerson Carvalho (PTB) repudiou a resposta do Departamento Municipal de Trânsito sobre as multas em relação à falta do uso do cinto de segurança, e refletiu sobre possível perseguição quanto a eventos com atrações do gênero funk
Vereador volta a criticar Demutran e questiona sobre fiscalização de eventos

Emerson Carvalho (PTB) durante o uso da Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (25)

O vereador Emerson Carvalho utilizou a Palavra Livre para criticar novamente o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Ele abordou esse assunto na Reunião Plenária dessa segunda-feira (25), após receber resposta do Executivo sobre multas relacionadas à falta do uso de cinto de segurança neste ano, por meio do Requerimento nº 169/2023.

“Falaram aqui no Requerimento que não podem mandar as multas aplicadas porque contém dados dos infratores. Ou seria por que as multas são aplicadas às mesmas pessoas, ou seria por que tem alguma marcação nessa questão de multas aplicadas? Será que é por isso?”, indaga o vereador.

No mesmo Requerimento, Emerson solicitou a quantidade de recursos julgados pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) do Demutran. O parlamentar também desaprovou a resposta obtida.

“Me responderam o seguinte: ‘informamos que recebemos 210 recursos encaminhados à Jari e 125 recursos foram analisados e julgados até a presente data’. Ou seja, 125 foram julgados, mas acho que nenhum passou, nenhum ganhou o recurso, isso é um absurdo”.

Blitzes educativas

A falta de blitzes educativas, fora da Semana Municipal do Trânsito, foi criticada por Emerson. “É brincadeira a gente ter blitzes educativas somente na Semana do Trânsito aqui em Ponte Nova, ficou marcado já, na Semana do Trânsito tem blitz educativa, se não é a Semana do Trânsito, nós não temos nada. Os nossos alunos saindo das escolas todas cheias e nenhum agente de trânsito pode estar presente”, reforça o vereador.

Emerson também repudiou a falta de fiscalização do trânsito. “Os motoristas param em infração de trânsito e nada é feito, continuam lá o dia todo. Param em vagas de idosos, param em vagas de deficientes e continua a mesma coisa”.

A necessidade de planejamento e sinalização de faixas de pedestres foi defendida por Emerson. “Nós não temos um planejamento para faixas de pedestres. Várias faixas que foram feitas outro dia mesmo estão todas apagadas. [...] Estou de saco cheio desse Demutran”, afirmou.

Eventos

Emerson apontou um possível preconceito com pessoas de fora do Município que realizam eventos em Ponte Nova. “Parece que Ponte Nova é contra eventos que vêm de fora, é contra a cultura de fazer eventos de fora”.

O vereador indagou quanto à fiscalização dos comissários de menores em eventos. “Eles só vão fiscalizar quando o evento é particular. [...] Quando é o evento da Prefeitura, quando é o evento na praça ou nas cidades vizinhas, cadê os comissários de menores?”.

Ele ainda apontou uma possível perseguição quanto ao gênero musical funk. “Quando a gente faz uma festa aí, que fala que é um baile funk, por exemplo, o preconceito à solta. Baile funk, me arma uma blitz na porta do baile funk, aí quando são outras festas, comuns, normais, não tem. Será que nós temos um preconceito com a música aqui em Ponte Nova? Será que nós temos o preconceito com o funk? Será que só o funk que dá marginal?”, indaga o parlamentar.

O vídeo da participação do vereador Emerson Carvalho na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação