Vereador Guto Malta fala sobre luta contra homofobia e cobra solução para incêndios

por Imprensa — publicado 24/05/2021 16h55, última modificação 24/05/2021 16h56
O parlamentar usou a Palavra Livre da reunião plenária da última segunda-feira (17) e destacou a qualidade de um e-book produzido por alunos do IFMG Campus Ponte Nova

Durante a Palavra Livre da reunião plenária do dia 17 de maio, o vereador Guto Malta (PT) falou sobre a importância do Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia, celebrado na última segunda-feira.

Guto Malta também parabenizou a colega Suellenn Fisioterapeuta (PV) pela apresentação do Projeto de Lei 9/2021. A matéria dispõe sobre a reserva de vagas em contratações de obras e serviços para mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas oriundas ou egressas do sistema prisional e travestis ou transexuais no Município de Ponte Nova.

“O Dia Internacional da Luta Contra a Homofobia é a luta de Suellenn, é a minha luta, é a nossa luta, senhor presidente. Essa luta é uma luta dessa casa legislativa. O projeto que a vereadora Suellenn apresentou a essa casa tem uma dimensão estruturante, impactante, de dar visibilidade aos invisíveis”, analisou.

“Se nós estamos querendo construir um projeto de nação, queremos construir uma cidade harmoniosa, solidária, pacífica, avançada, contextualizada com os direitos humanos e com a dignidade humana, nós temos, sim, que votar e discutir esse belíssimo trabalho apresentado pela vereadora Suellenn”, opinou.

O vereador anunciou a destinação de emendas parlamentares do deputado federal Padre João para Ponte Nova. De acordo com Guto, serão R$ 140 mil para o Hospital Arnaldo Gavazza, além de R$ 100 mil para o Hospital Nossa Senhora das Dores.

Ele chamou a atenção para a qualidade do trabalho de alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado em Administração do IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais) Campus Ponte Nova, que produziram o e-book “Nossos Direitos em músicas”.

“Eles fazem um apanhado sensacional, magnífico, de apurado senso crítico, de tremenda sensibilidade social. Alunos do ensino médio, com senso crítico, para que a gente possa transformar de verdade a nossa cidade e o nosso país”, comentou.

Guto Malta ressaltou a importância das ações realizadas pelo grupo Circuito do Bem, que também promove uma rede de solidariedade. O vereador também falou sobre a resposta do Poder Executivo ao pedido de informações sobre a existência de estudos para a inserção de assistentes sociais e psicólogos na rede municipal de educação básica.

“O nosso projeto é um projeto mais amplo. Deu a entender que já existem psicólogos e assistentes na rede municipal Caedes (Centro De Atendimento Educacional Especializado). Ótimo! Mas nós queremos psicólogos e assistentes para todas as escolas, para todas as unidades da rede municipal de ensino”, explicou.

Outro assunto abordado pelo vereador foi a conquista, por meio do Centro Rosa Fortini, de uma certificação para as comunidades do Simplício e Chopotó. Segundo Guto, o documento possibilita pleitear indenizações à mineradora Samarco por conta dos impactos locais do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

“Antes, tinham que ficar apresentando documentos e documentos. Agora, é legal, há uma certificação que dá a esses povos legitimidade para postularem direitos junto à Samarco”, explicou.

Guto Malta solicitou ao DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento) instalar interceptor de esgoto na rua Augusto Mayrink, no bairro Anna Florência. Também sugeriu à Secretaria Municipal de Cultura a divulgação efetiva dos projetos e atividades em desenvolvimento.

O vereador voltou a cobrar uma solução para os incêndios em lotes. “E está recorrente, quase todos os dias um incêndio. [...] A quem recorrer? À prefeitura, à Defesa Civil, ao Setor de Postura, ao Corpo de Bombeiros? Então, nós precisamos ter respostas efetivas”, frisou.

Por fim, o parlamentar registrou o reconhecimento dado pela Fundação Osvaldo Cruz a um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Ponte Nova em parceria com a Defensoria Pública. O programa, iniciado em 2015, lida com pessoas que possuem dependência química e foi considerado um modelo a ser seguido.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na íntegra na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.