Vereador Guto Malta denuncia cobrança de taxa irregular por funerárias

por Imprensa — publicado 22/04/2021 17h44, última modificação 22/04/2021 17h44
O vereador destacou que, no ano passado, a Câmara alterou a legislação para isentar famílias de baixa renda da taxa da abertura de covas, mas ainda assim a cobrança tem acontecido

O Dia do Índio, celebrando em 19 de abril, foi o assunto escolhido pelo vereador Guto Malta (PT) para começar a participação na Palavra Livre da reunião plenária virtual dessa segunda-feira (19). Ele destacou que os povos indígenas clamam por justiça, respeito, terra e “vida plena”.

Guto também falou sobre os incêndios em lotes, que neste período do ano acontecem com frequência. Ele lembrou que o assunto foi discutido na live de lançamento do Parlamento Jovem de Ponte Nova. Para o vereador, é preciso que a população tenha acesso às ferramentas de solução, e o Poder Público deve investir em campanhas de educação.

“A quem recorrer, quando tem um incêndio? [...] Você liga para o Corpo de Bombeiros, parece-me que não teve a resposta que se esperava. [...] Você liga para a Defesa Civil e não consegue falar com a Fiscalização de Posturas. Então, nós precisamos equacionar isso, não só fazer campanhas educativas, mas nós precisamos também dotar de ferramentas, de instrumentos de proteção, onde o cidadão possa se socorrer”, afirmou.

O parlamentar defendeu a atuação da Câmara de forma independente e objetiva. Também ressaltou que a Prefeitura precisa tomar medidas de incentivo econômico e de assistência social. Guto Malta reiterou o pedido para que a Secretaria de Assistência Social e Habitação ampare uma família de moradores da rua Rio Negro, bairro São Pedro.

O vereador relatou que as funerárias do município continuam taxando serviços de abertura de cova, mesmo com as mudanças na legislação, no ano passado, que isentou as famílias carentes. “Eles estão cobrando indevidamente das famílias nos momentos de maior vulnerabilidade. Nós precisamos ter rigor nessa fiscalização. [...] Ano passado, a Câmara Municipal aprovou uma legislação, e essa legislação precisa ser cumprida”, frisou.

Guto também analisou que a pandemia tem evidenciado as desigualdades sociais, já que é mais severa nas classes mais pobres.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.