Vereador faz alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Município

por Divisão de Comunicação* — publicado 29/09/2023 18h31, última modificação 29/09/2023 18h31
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) alertou sobre um aumento de casos de Covid-19 no Município e salientou sobre a importância da vacinação. Ele cobrou a apresentação da relação entre os alunos matriculados que não possuem a carteira de vacinas atualizada, previsto na Lei nº 4.592/2022; e as melhorias na sinalização do pontilhão, como prometido pelo setor competente em 2022
Vereador faz alerta sobre aumento de casos de Covid-19 no Município

Dr. Wellerson Mayrink (PSB) durante a Palavra Livre da Reunião Plenária do dia 25/09/2023

O vereador Dr. Wellerson Mayrink utilizou a Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (25), para alertar sobre um aumento nos casos de Covid-19 no Município.

“Eu fiquei muito abismado nesse final de semana. Podemos falar que 10% dos meus atendimentos deram Covid positivo. Por exemplo, no sábado eu atendi 55 pessoas com 10 positivadas”.

Ele salientou que o vírus da Covid-19 ainda está em meio a população e reforçou a importância da vacinação. “A Covid está aí, nós temos as mutações. [...] O único jeito da gente começar a [...] controlar, já foi provado isso, é vacinar”.

O parlamentar explicou que, atualmente, os sintomas da Covid-19 podem ser variados. “Aquela história que tem que ter coriza, tem que ter febre, tem que ter tosse, já foi. [...] Nós estamos pegando paciente positivado, fez o teste lá de Covid, o cara tem dor de cabeça, dor de garganta ou dor no corpo. Então gente, se suspeitou, exija do seu médico que faça o teste”.

Cartão de vacina em matrículas escolares

A apresentação dos dados dos alunos que foram matriculados nas escolas e os cartões de vacinação, como previsto na Lei nº 4.592/2022, foi cobrada por Dr. Wellerson. Ele pediu que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) enviassem essas informações ao Poder Legislativo.

“Cadê a análise, a conferência das crianças que estão sendo matriculadas e os cartões de vacinação não estão sendo cobrados? Eu tenho professores hoje na rede pública dando aula e não tomaram nenhuma vacina, ou estão com o cartão vacinal atrasado”.

Sinalização do pontilhão

Dr. Wellerson apresentou um vídeo de uma participação da responsável pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Comunicação (SEMCTC), Fernanda de Magalhães Ribeiro, na Tribuna Livre da Reunião Plenária do dia 15/12/2022; e salientou que, na ocasião, a secretária comunicou que ocorreriam melhorias na sinalização do pontilhão; contudo, as intervenções ainda não aconteceram.

“Vai fazer quase um ano e não foi feito. Nós questionamos aqui nessa Casa como é que ela ia fazer. Ela falou que tinha recursos, quase um milhão, um milhão e meio que saía de multas do patrimônio público”.

Cuidados com animais

Devido à onda de calor nas últimas semanas, Dr. Wellerson enfatizou a importância dos cuidados com os animais. “Deixasse os cachorros na sombra, com água fresca, limpar sempre a água dos animais. E as pessoas que têm o hábito de sair passeando com seu cachorro, pelo amor de Deus, não sai com o cachorro no sol quente não, porque ele queima a patinha”.

O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.