Vereador critica ineficiência do combate ao mosquito da dengue em Ponte Nova

por Divisão de Comunicação* — publicado 17/02/2023 17h40, última modificação 17/02/2023 17h53
Guto Malta (PT) disse que o alto índice de pessoas doentes no município demonstra que a prevenção à proliferação do mosquito não tem sido eficaz
Vereador critica ineficiência do combate ao mosquito da dengue em Ponte Nova

Guto Malta (PT) durante o uso da Palavra da Liderança do dia 13/02/2023

Na Reunião Plenária dessa segunda-feira (13), o vereador Guto Malta (PT) demonstrou preocupação quanto ao alto índice das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, chicungunha e zika) no município. Em manifestação durante a Palavra da Liderança, ele lamentou que as medidas adotadas pela Prefeitura para o combate e controle da doença não estão sendo eficientes.

O parlamentar lembrou que a Câmara fez sua parte em aprovar o Projeto de Lei que possibilitou a contratação de profissionais para atuar no combate aos focos do mosquito. Contudo, a alta das doenças demonstra que não foi suficiente para barrar o mosquito transmissor.

“O mosquito foi eficiente. Quem não foi eficiente? Porque essa Casa respondeu ao chamado e aprovou, em tempo recorde, a lei para contratar as pessoas para o desentulha. Todas as demandas específicas para combater a dengue nós fizemos. E a culpa é de quem?”, questiona o vereador.

eSocial

O vereador denunciou que o Poder Executivo ainda não utiliza o eSocial, tendo sido essa a justificativa da Prefeitura para mudar o dia de pagamento dos servidores.

“Mentiram para o servidor e para servidora, enganaram. E uma coisa gravíssima: como não tem o eSocial, o CNIS, Cadastro Nacional de Informações Sociais, em setembro de 2022, se o servidor hoje entrar e consultar, só tem até setembro de 2022”, denuncia o vereador.

Agradecimento

Guto Malta agradeceu o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) pelo credenciamento do serviço de radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) junto ao Ministério da Saúde.

“Não só alocou recursos, como credenciou o serviço do SUS para receber. Isso é um fato muito importante. Eu gostaria que ele recebesse dessa Casa uma moção de agradecimento”, disse.

Recursos

A destinação de R$ 4,6 milhões do Governo Federal ao município também foi comunicada pelo vereador. Segundo ele, R$ 2.247.274,92 vão para o HNSD, R$ 2.430.046,77 para o Hospital Arnaldo Gavazza Filho e R$ 5.685,10 para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ponte Nova.

Moção de congratulação

Guto Malta sugeriu o envio de uma moção de congratulação aos organizadores do livro Ponte Nova em Cena - Memórias do teatro pontenovense. “Um levantamento histórico sobre o teatro em Ponte Nova, a merecer, inclusive, programas especiais da gloriosa Rádio Sociedade de Ponte Nova”.

O vídeo da fala do vereador Guto Malta na Palavra da Liderança está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.