Vereador aponta necessidade de debate sobre segurança pública

por Divisão de Comunicação* — publicado 26/10/2023 18h01, última modificação 26/10/2023 18h01
Guto Malta (PT) propôs que o Tenente Coronel Ricardo França, da Polícia Militar de Ponte Nova, seja convidado para participar da Tribuna Livre
Vereador aponta necessidade de debate sobre segurança pública

Guto Malta durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (23)

O vereador Guto Malta sugeriu que o Tenente Coronel Ricardo França, da Polícia Militar (PM) de Ponte Nova, seja convidado para participar da Tribuna Livre da Câmara. A ideia do parlamentar é debater sobre as demandas de segurança pública no Município. Ele justificou a proposta durante o uso da Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (23).

“Para ele expor os projetos deles. [...] Você sabe quantos policiais efetivos nós temos [...]  para a Polícia do Meio Ambiente em Ponte Nova e região? Dois! [...] Nós estamos aí com diversas denúncias de crimes ambientais. Dois para a região!”, frisou.

Ampliação do debate

O vereador enfatizou a necessidade de discutir, juntamente com representantes de diversos setores do poder público, problemas que atingem o Município e a região. Na visão do parlamentar, a Zona da Mata Norte precisa de investimentos para possibilitar o desenvolvimento econômico sustentável.

“Nós temos que discutir, se nós temos ou não temos prestígio, enquanto cidade regional, ou a gente só serve aqui para receber os deputados e deputadas federais e estaduais só na época de eleição? Cadê? Vamos chamar aqui, nós estamos clamando por atenção!”.

Conselho Municipal do Bem-Estar Animal

Guto disse que quando o Conselho Municipal do Bem-Estar Animal foi criado, o responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) à época comunicou que a legislação resolveria as questões de atendimentos a animais de rua. “Ele disse que essa legislação resolveria, resolveria a questão, e nós estamos assistindo justamente ao contrário”, avaliou.

Setor de Posturas

A necessidade de fortalecer o Setor Municipal de Posturas foi reforçada por Guto. “Porque está caindo tudo nas costas da Polícia, [...] e a Polícia não dá conta. [...] Eu acho que a gente vai contribuir muito para o debate, para qualificar esse debate na Cidade”.

Agradecimento

Guto agradeceu ao deputado estadual Marquinho Lemos (PT) o encaminhamento de uma viatura para a PM de Ponte Nova. “Muito bacana. Mitsubishi 4x4. Eu fiz a entrega lá hoje”, contou.

Ele também agradeceu ao Tenente Coronel Ricardo França, ao Capitão Guimarães e ao Tenente Breno a receptividade durante a entrega da viatura. “Fizemos um debate muito interessante, discussões interessantes, chamando atenção com relação a alguns pontos que precisam ser resolvidos na Cidade”.

O parlamentar comentou que foram debatidos assuntos como trânsito, motociclistas e ações de violência contra a mulher. Ele salientou que a sobrecarga do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) também atrapalha o trabalho dos policiais.

A própria chefe do Demutran fala que não consegue fazer nada. [...] Ela mesmo falou aqui que não tem condições de fazer nada. [...] Ficamos estarrecidos. [...] Quem tem feito as blitzes é a Polícia Militar”.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.