CFLJ recebe Demutran e PM para debaterem ações de trânsito no Município

por Rachel Monteiro publicado 19/10/2023 13h20, última modificação 20/10/2023 15h17
Os convidados discutiram medidas que precisam ser tomadas para dar mais segurança ao trânsito do Município. Durante a reunião, a PM exibiu dados estatísticos atualizados sobre os acidentes em Ponte Nova
CFLJ recebe Demutran e PM para debaterem ações de trânsito no Município

Membros do Demutran e da PM em Reunião da CFLJ

A Comissão de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ) da Câmara de Ponte Nova recebeu, na tarde dessa terça-feira (17), representantes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Polícia Militar para debaterem ideias que contribuam para um trânsito mais seguro no Município.

Participaram do encontro a Chefe de Mobilidade Urbana do Demutran, Vanise Maria Santos Teixeira, o agente de trânsito, Gláucio Alves Soares, o Tenente da 21ª CIA da Polícia Militar, Waldson Debortoli de Miranda, e o soldado Thiago Vaz.

O presidente da CFLJ, vereador Wagner Gomides (PV) observou a importância e a urgência de se colocar em prática ações que deem mais segurança ao trânsito. “Desde que estou aqui como vereador, a gente vem discutindo ações que poderiam melhorar o trânsito de nossa cidade, e essa é uma discussão antiga aqui nesta Casa [...] estamos num momento que chegamos num gargalo, a gente não consegue mais adiar ações que precisam de fato serem executadas”.

Os membros da Comissão questionaram à chefe do órgão quais medidas são tomadas pelo Demutran para conscientizar a população sobre a segurança no trânsito. Vanise observou a necessidade de haver mais estudos de mobilidade para verificar o que precisa ser feito. E afirmou que a educação no trânsito é primordial.

“A questão da educação é muito importante. Dos acidentes no trânsito, 98% são por questão de imprudência, negligência. São vidas que se perdem, mas são vidas que estavam correndo, fazendo uma ultrapassagem indevida, que não têm carteiras. É preciso que se tenha uma conscientização das pessoas também”.

Questionada pela vereadora Marilda (PSB) sobre quais programas de educação o Demutran tem realizado, Vanise lembrou que, assim que assumiu a chefia do Departamento, foram feitas 17 ações de conscientização e de educação em escolas infantis do Município e na Praça de Palmeiras. Ela também enfatizou as campanhas educativas que são realizadas, como: Maio Amarelo, Escolha a Vida e a Semana do Trânsito em setembro.

“Uma outra ação que nós conseguimos, era para ter se concretizado agora, mas esse mês, infelizmente, ainda não consegui, é a Transitolândia. A gente só está aguardando o termo formal. Mas a Transitolândia vai ficar por conta do Demutran para a gente fazer as ações lá dentro.

Dados de acidentes  

Durante a reunião, o tenente da Polícia Militar, Waldson Debortoli de Miranda, apresentou um documento com dados referentes aos acidentes de trânsito no Município no período de 2022 a 2023. Neste intervalo foram registrados 1166 acidentes de trânsito, tendo um aumento de 4,92% de acidentes em 2023, se comparado com o mesmo período em 2022.

“Em relação aos acidentes de trânsito com vítimas, na verdade houve uma redução de acidentes, mas em termos gerais houve um aumento de acidentes de trânsito sem vítimas, mas com vítima houve uma redução. Em termos gerais houve um aumento de quase cerca de 5%”.

Com base no documento apresentado, a maior causa dos acidentes foi a falta de atenção. Mas as causas que apresentaram grande percentual de aumento foram: má visibilidade (95,45%), não manter distância de segurança (84,06%) animal na pista e dirigir sob influência de álcool (64,29%).

O militar afirmou que Palmeiras foi o bairro que teve um aumento significativo. Ao contrário, o Centro Histórico teve uma redução. 

“Com base nisso aí, hoje em dia a Polícia é muito mais técnica do que antigamente. Através desses dados, a gente tende a direcionar mais para os pontos. A gente foca, com os recursos que tem, onde dá”.

Deficiências do Órgão

Um ponto em comum levantado e debatido durante a reunião foi com relação à estrutura física do Demutran e da necessidade de mais recursos, tanto humano quanto tecnológico, para aprimorar as condições de trabalho do setor. 

Questionada pelo vereador Wagner Gomides sobre o número de agentes que atualmente trabalham no órgão, Vanise observou a situação precária em que ele se encontra e afirmou que, atualmente, são apenas 21 agentes atuantes; número, segundo ela, insuficiente para dar conta de todo o Município.

Ela enfatizou que existe um estudo afirmando que, para cada 1.000 veículos deveria haver um agente de trânsito. Vanise disse que, devido ao número de veículos em Ponte Nova, cerca de 31 mil; deveriam ser, pelo menos, 31 agentes.

Os vereadores relataram a necessidade de atuação dos agentes nos horários de pico. O vereador Guto Malta (PT) lembrou que “na hora que a gente mais precisa do Demutran ele está ausente. Na entrada e na saída das escolas. 5 horas da tarde, 5 e meia, eu vejo os agentes indo embora. É a hora que mais precisa”.

Vanise disse ser essa uma dificuldade que o Demutran enfrenta hoje, devido ao baixo número de agentes. Ela afirmou que teria que ser feita uma alteração na escala dos servidores.

Guto sugeriu a criação de uma autarquia de trânsito, “[...] independente, com autonomia, para poder comprar, contratar. Chamar mais gente. Vai ter que chamar mais gente. Não podemos mais assistir o que está acontecendo. [...] Quando você fala que não tem estrutura no Demutran, então a gente precisa ver como vamos fazer para ter essa estrutura, porque dinheiro tem”.  

A chefe do Departamento ratificou que, para além do insuficiente número de agentes, a estrutura do órgão como um todo se encontra precária.

 “Falta tudo, essa é a verdade. Eu tenho 1 ano e 2 meses de Demutran, e falta muita coisa, falta uma estrutura. Quem já foi ao Demutran, pode ver a estrutura nossa lá. Para 24 pessoas dentro de um setor, você tem 1 banheiro masculino e 1 banheiro feminino. Por aí você já inicia. Nós temos 2 viaturas que, sinceramente, sem condições. É até estranho porque a própria pessoa vê que os nossos agentes estão sem cinto, porque o cinto está estragado. [...] O Demutran tem 15 anos que não existia capacete para os agentes trafegarem na rua”.

Wagner Gomides ficou surpreso com as condições atuais do Demutran, “viaturas caindo aos pedaços, falta também empenho dos agentes, falta tudo. Mas será que só falta isso? Será que o prefeito conhece a estrutura que nós temos hoje? Parece que não. Pelo que vocês falaram aí, como é que tem um agente de trânsito andando no carro sem cinto de segurança? Isso pra mim é uma aberração. Não tem condição uma coisa dessa, não”.

O agente de trânsito, Gláucio Alves Soares, diz faltar mais investimento tecnológico, para, por exemplo, se realizar a fiscalização por videomonitoramento. “Uma lombada eletrônica, implantação de radares, acho que mais investimento tecnológico nos meios de comunicação entre os agentes e de transporte, para facilitar a demanda”.

Vanise afirmou saber dos problemas enfrentados pelo órgão. “Enquanto eu estiver no Demutran, como chefe de mobilidade, eu vou continuar lutando por melhorias contínuas”.

Wagner Gomides enfatizou: “Eu acho que a gente tem que ter um combo de ações administrativas. O que depender dessa Casa Legislativa vocês podem contar conosco”.

Ao final da reunião, os membros da Comissão agradeceram a presença dos convidados e afirmaram que será encaminhado ao Executivo um ofício, em nome da Comissão, para cobrar providências com relação às demandas expostas durante o encontro.

O vídeo da reunião da Comissão de Finanças, Legislação e Justiça está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal do YouTube