Vereador alerta sobre censo do IBGE que aponta redução populacional em PN

por Divisão de Comunicação* — publicado 08/02/2023 13h10, última modificação 08/02/2023 13h29
Guto Malta (PT) chamou a atenção para o fato de que o número de habitantes está relacionado com a destinação de recursos, essenciais para os serviços públicos
Vereador alerta sobre censo do IBGE que aponta redução populacional em PN

Guto Malta (PT) durante o uso da Palavra Livre do dia 06/02/2023

O vereador Guto Malta (PT) utilizou a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (6) para comentar sobre os dados da contagem populacional de Ponte Nova realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ele alertou que as informações coletadas apontam para uma redução do número de habitantes, o que pode trazer reflexos para a qualidade dos serviços públicos no município. O parlamentar sugeriu que a Prefeitura acompanhe a situação de perto.

Guto explicou que a quantidade de habitantes é determinante para que o município receba recursos para a oferta de serviços públicos. “O Fundo de Participação dos Municípios está correlacionado ao número de habitantes e eles então estão perdendo receita. Mas de qualquer forma, é bom que se faça uma diligência junto à Prefeitura, para verificar se houve essa preocupação. Porque se hoje chega a 58, amanhã pode chegar em 55 [...] e isso é comprometedor dentro da receita do município, dentro da qualidade de vida, dentro da capacidade nossa de sermos prestadores de serviços públicos de qualidade”.

Bairro Cidade Nova

Guto Malta cobrou providências quanto a diversos problemas na rua João Mayrink, no bairro Cidade Nova. “A situação da Cidade Nova é uma situação extremamente delicada sob o ponto de vista estrutural. Então nós precisamos de ter uma atenção muito especial. Lá está caindo a rua, questão da drenagem. E nós pedimos também a questão do lixo e do horário do ônibus”, disse.

Estacionamento de caminhão

A realização de um estudo pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) sobre a viabilidade de se proibir o estacionamento de caminhões em um trecho da avenida Getúlio Vargas, no bairro Triângulo, também foi pleiteado pelo parlamentar. “Tem colocado em risco a segurança das pessoas que lá transitam”.

Doação de obras

Guto Malta comunicou sobre a doação de obras de arte que irão compor o patrimônio histórico da Câmara de Ponte Nova. “Quem doou foi Guto Malta e Neide Aparecida Coelho Moreira. Foi uma disponibilidade, porque eu acho que uma obra dessa magnitude, uma obra de arte, ela tem que estar aqui no acervo da Casa Legislativa. E muito motivado também como uma forma de prestar uma solidariedade [em relação] aos atos antidemocráticos. Eu tenho certeza que a Polícia Federal vai apurar quem financiou, quem pagou ônibus, quem pagou marmita, quem deu água para que aquilo acontecesse contra a democracia”.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.